OS “POBRES E DESVALIDOS DA SORTE” E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Visualizações: 400

Autores

  • Adriana Barboza Roschild Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense Câmpus Pelotas https://orcid.org/0000-0001-7827-8406
  • Adriana Duarte Leon Instituto Federal Sul-Rio-Grandense-Cãmpus Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.56579/verum.v1i2.221

Palavras-chave:

Professional Education, School of Apprentices and Artificers, Modern.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo identificar os “pobres e desvalidos da sorte” como público prioritário da Educação Profissional no início do século XX, no Brasil e no Estado do Rio Grande do Sul (RS). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, pois o material utilizado para esta reflexão se constitui de produções acadêmicas de amplo reconhecimento no campo. Constata-se que as Escolas de Aprendizes e Artífices (EAAs) e outras similares que foram criadas no início do século passado, como é o caso do Instituto Técnico Parobé em Porto Alegre/RS, se constituíram no contexto brasileiro com o objetivo de atender aos “pobres e desvalidos da sorte” e transformar esses indivíduos em trabalhadores qualificados, deslocando os mesmos do contexto marginal dos centros urbanos. A modernização anunciada e almejada para o Brasil no início do século XX exigia um espaço urbano aprazível e as primeiras escolas profissionais colaboravam no sentido de constituir esse cenário moderno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Barboza Roschild, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense Câmpus Pelotas

Mestre em Educação e Tecnologia pelo Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Câmpus Pelotas; Professora da rede municipal de ensino de Pelotas.

Adriana Duarte Leon, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense-Cãmpus Pelotas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense, Câmpus Pelotas.

Referências

ALMEIDA, Lenildes Ribeiro da Silva. Pierre Bourdieu: A transformação Social noContexto de “a Reprodução”. Revista Faculdade de Educação, Inter-Ação, UFG, n. 30, p. 139-155, jan./jun. 2005

BRASIL.Decreto nº 7. 566,de 23 de setembro de 1909. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1900-1909/decreto-7566-23-setembro-1909-525411-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 15 fev. 2021

BRASIL. Lei nº 3.353 de maio de 1888 (Lei Áurea).Declara extinta a escravidão no Brasil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lim/LIM3353.htm>. Acesso em: 10 de fev. 2021.

BRASIL. Recenseamento do Brasil,1920: população. Vol. 4. Pt. 4 e 5. Rio de Janeiro: Diretoria Geral de Estatística, 1929.

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas:sobre ateoria da ação. 6. ed. Campinas: Papirus, 1996

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. In:MICELI, Sérgio (org.). São Paulo: Perspectiva, 2007a

BOURDIEU, Pierre. Escritos da Educação. In: CATANI, A.; NOGUEIRA, M. A. (orgs.) Petrópolis: Vozes, 2007b

CALDEIRA. Jeane dos Santos.A infância desvalida institucionalizada em Pelotas/RS: controle e ordenamento social nas páginas dos periódicos locais –décadas de 1910 a 1940. 2020. 272f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação)–Universidade Federal de Pelotas, 2020

DOURADO, Ana Cristina Dubeux. História da Infância e Direitos da Criança. Salto para o Futuro,ano 19, n. 10, set.2009

LONER, Beatriz. Construção de Classe:operários de Pelotas e Rio Grande. Pelotas: Ed. UFPel, 2016

LONER, Ana Beatriz; GILL, Almeida Lorena; MAGALHÃES, Mário Osório (orgs). Roda dos expostos. In: TOMASCHEWSKI, Cláudia.Dicionário da História de Pelotas. 3. ed. Pelotas: Editora da UFPel, 2017

PERES, Eliane Teresinha. Sobre o silêncio das fontes. A trajetória de uma pesquisa em história da educação e o tratamento das questões étnico-raciais. Revista brasileira de história da educação, n. 2, p. 75-102, jul./dez. 2002

PIES, Neri Gervasio. Capital Cultural e Educação em Bourdieu.2011. 69f. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2011

SANTOS, Milton. A natureza do espaço:técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: HUCITEC, 1996

STEPHANOU, Maria. Forjando Novos Trabalhadores: a experiência do ensino técnico –profissional no Rio Grande do Sul (1890 -1930).1990.437f.Dissertação (Mestrado em Educação) -Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1990

VALLE, Hardalla Santos. Imagens das Oficinas Profissionalizantes Salesianas na cidade do Rio Grande/RS (1910-1960). História em Revista, Pelotas, p. 51-71, v. 24/1, ago.2018

VEIGA, Cynthia Greive. Escola Pública para os negros e os pobres no Brasil: uma invenção imperial. Revista Brasileira de Educação, n. 39, p. 502-596, set./dez.2008.

Downloads

Publicado

2022-01-03

Como Citar

Roschild, A. B., & Leon, A. D. (2022). OS “POBRES E DESVALIDOS DA SORTE” E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 1(2), 3–13. https://doi.org/10.56579/verum.v1i2.221

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.