OS “POBRES E DESVALIDOS DA SORTE” E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
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https://doi.org/10.56579/verum.v1i2.221Palavras-chave:
Professional Education, School of Apprentices and Artificers, Modern.Resumo
O presente artigo tem por objetivo identificar os “pobres e desvalidos da sorte” como público prioritário da Educação Profissional no início do século XX, no Brasil e no Estado do Rio Grande do Sul (RS). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, pois o material utilizado para esta reflexão se constitui de produções acadêmicas de amplo reconhecimento no campo. Constata-se que as Escolas de Aprendizes e Artífices (EAAs) e outras similares que foram criadas no início do século passado, como é o caso do Instituto Técnico Parobé em Porto Alegre/RS, se constituíram no contexto brasileiro com o objetivo de atender aos “pobres e desvalidos da sorte” e transformar esses indivíduos em trabalhadores qualificados, deslocando os mesmos do contexto marginal dos centros urbanos. A modernização anunciada e almejada para o Brasil no início do século XX exigia um espaço urbano aprazível e as primeiras escolas profissionais colaboravam no sentido de constituir esse cenário moderno.
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