OS NOVOS DILEMAS EDUCACIONAIS: ESBOÇO DE UM ENSAIO DE INTERPRETAÇÃO SOCIOLÓGICA

Visualizações: 43

Autores

  • Gustavo Antunes Duarte Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) https://orcid.org/0000-0001-8724-1701
  • Fernanda Bestetti de Vasconcellos Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

O presente trabalho pretende organizar uma breve exposição acerca do tratamento sociológico da educação, e também de seus aspectos enquanto dilema social e fator de mudança social. Em um primeiro momento, teremos como base as contribuições de Florestan Fernandes e Karl Mannheim para delimitar o objeto de análise deste trabalho. Posterior a isso, entraremos propriamente na discussão acerca das dificuldade de interação e definição de papel institucional de cada ator social envolvido na educação. O objetivo da apresentação e da análise teórica do trabalho, consiste em nos contextualizar e auxiliar na interpretação prática do dilema da educação enquanto uma questão social. Contudo, o objetivo principal é dar luz às influências sociais das famílias dos educandos e os desafios impostos à toda comunidade escolar no que tange a educação, a  integração e a delimitação entre as atuações envolvidas no desenvolvimento do processo educacional. Realizada esta fundamentação, pretendemos realizar uma entrevista com a professora e pesquisadora Iana Gomes de Lima, onde abordaremos as novas perspectivas educacionais impostas pela pandemia do coronavírus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Antunes Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e petiano no grupo PET Conexões de Saberes Ciências Humanas, campus do Vale. Pesquisa sobre Sociologia da Educação, com ênfase em Educação e Mudança Social.

Fernanda Bestetti de Vasconcellos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora Adjunta do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e tutora do grupo PET Conexões de Saberes Ciências Humanas, campus do Vale.

Downloads

Publicado

2022-01-03

Como Citar

Antunes Duarte, G., & Bestetti de Vasconcellos, F. (2022). OS NOVOS DILEMAS EDUCACIONAIS: ESBOÇO DE UM ENSAIO DE INTERPRETAÇÃO SOCIOLÓGICA. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 1(2), 107–126. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeiniciacaocientifica/article/view/234