OS NOVOS DILEMAS EDUCACIONAIS

ESBOÇO DE UM ENSAIO DE INTERPRETAÇÃO SOCIOLÓGICA

Visualizações: 55

Autores

  • Gustavo Antunes Duarte Universidade Federal do Rio Grande do Sul https://orcid.org/0000-0001-8724-1701
  • Fernanda Bestetti de Vasconcellos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.56579/verum.v1i2.234

Palavras-chave:

Sociologia da Educação, Processos de Escolarização, Ensino Remoto, Educação e Pandemia

Resumo

O presente trabalho pretende organizar uma breve exposição acerca do tratamento sociológico da educação, e também de seus aspectos enquanto dilema social e fator de mudança social. Em um primeiro momento, teremos como base as contribuições de Florestan Fernandes e Karl Mannheim para delimitar o objeto de análise deste trabalho. Posterior a isso, entraremos propriamente na discussão acerca das dificuldade de interação e definição de papel institucional de cada ator social envolvido na educação. O objetivo da apresentação e da análise teórica do trabalho, consiste em nos contextualizar e auxiliar na interpretação prática do dilema da educação enquanto uma questão social. Contudo, o objetivo principal é dar luz às influências sociais das famílias dos educandos e os desafios impostos à toda comunidade escolar no que tange a educação, a  integração e a delimitação entre as atuações envolvidas no desenvolvimento do processo educacional. Realizada esta fundamentação, pretendemos realizar uma entrevista com a professora e pesquisadora Iana Gomes de Lima, onde abordaremos as novas perspectivas educacionais impostas pela pandemia do coronavírus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Antunes Duarte, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e petiano no grupo PET Conexões de Saberes Ciências Humanas, campus do Vale. Pesquisa sobre Sociologia da Educação, com ênfase em Educação e Mudança Social.

Fernanda Bestetti de Vasconcellos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Adjunta do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e tutora do grupo PET Conexões de Saberes Ciências Humanas, campus do Vale.

Referências

FERNANDES, Florestan. A ciência aplicada e a educação como fatoresde mudança cultural provocada. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos-Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. v. 86,n. 212. 2005

LIMA, Iana Gomes de. Entrevista: Os Dilemas Educacionais na Pandemia com a Prof. Dr. Iana Gomes de Lima. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=UPagvnxiTDk&t=509s

MANNHEIM, Karl; STEWART, W.A.C. Introdução à sociologia da educação.2ed. -São Paulo: Cultrix, 1972

NOGUEIRA, M. A. A Categoria Família na Pesquisa em Sociologia da Educação: Notas Preliminares Sobre um Processo de Desenvolvimento. Revista Inter-Legere,v. 1, n. 9, 23 out. 2013

OLIVEIRA, Marcos Marques de. Educação: objeto sociológico e dilema social.In:FERNANDES,Florestan; OLIVEIRA, Marcos Marques de. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010. 164 p.: il. –(Coleção Educadores).

REZENDE, W. S.; CANDIAN. J. F..A família, a escola e o desempenho dos alunos: notas de uma interação cambiante. III Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação, 2012, Zaragoza. III Congresso Ibero Americano de Política e Administração da Educação,2012

ZAGO, Nadir. Processos de escolarização nos meios populares -as contradições da obrigatoriedade escolar. In: NOGUEIRA, M. A.; ROMANELLI, G.; ZAGO, N. (Org.). Escola & Família:trajetórias de escolarização em camadas médias populares. Petrópolis: Vozes, 2007, p. 17-43

Downloads

Publicado

2022-01-03

Como Citar

Duarte, G. A., & Vasconcellos, F. B. de. (2022). OS NOVOS DILEMAS EDUCACIONAIS: ESBOÇO DE UM ENSAIO DE INTERPRETAÇÃO SOCIOLÓGICA. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 1(2), 107–126. https://doi.org/10.56579/verum.v1i2.234

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.