FORMAÇÃO DOCENTE, TECNOLOGIAS E OS DESAFIOS PÓS-PANDEMIA

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DOI:

https://doi.org/10.56579/verum.v2i3.452

Palavras-chave:

Formação Docente Tecnologias, Pós-Pandemia, Eixo Crisional Educativo

Resumo

Este artigo aborda as discussões sobre o uso das tecnologias por docentes na pandemia, a fim de compreender se houve alguma estratégia formativa durante este contexto e como eles prosseguiram nessas “novas” formas de “ensinar”. Para isso, essa pesquisa direcionou-se a “ouvir” através da ferramenta WhatsApp Web cinco docentes sobre seus métodos tecnológicos para dar conta das aulas remotas no período da pandemia, O estudo toma como base as indicações de KUHN, 2013 referente as definições sobre paradigmas contemporâneos e possíveis anomalias na educação, compreendendo que o cenário pandêmico asseverou o uso de ferramentas tecnológicas, mídias digitais e internet como meio de auxiliar o ensino remoto.  Em seguida, analisa-se os processos formativos adotados pelos professores para suportar ações pedagógicas nos dois momentos. Concluímos neste estudo que o desafio dos docentes nesse contexto, consiste em articular o fazer pedagógico na era das tecnologias, sem desviar o papel imprescindível do professor como mediador e problematizador do conhecimento, que possibilita agir de maneira crítica em relação ao que a internet e as tecnologias disponibilizam.

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Biografia do Autor

Michele Cristina Souza de Mattos, Prefeitura do Rio de Janeiro

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Contextos Contemporâneos e demandas Populares (PPGDUC) da Universidade Federal Rural do Rio de janeiro – UFRRJ. Professora da educação básica no Município do Rio de Janeiro.

Referências

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Publicado

2023-06-29

Como Citar

Mattos, M. C. S. de. (2023). FORMAÇÃO DOCENTE, TECNOLOGIAS E OS DESAFIOS PÓS-PANDEMIA . VERUM: Revista De Iniciação Científica, 2(3), 24–37. https://doi.org/10.56579/verum.v2i3.452

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