FORMAÇÃO DOCENTE, TECNOLOGIAS E OS DESAFIOS PÓS-PANDEMIA
Visualizações: 234DOI:
https://doi.org/10.56579/verum.v2i3.452Palavras-chave:
Formação Docente Tecnologias, Pós-Pandemia, Eixo Crisional EducativoResumo
Este artigo aborda as discussões sobre o uso das tecnologias por docentes na pandemia, a fim de compreender se houve alguma estratégia formativa durante este contexto e como eles prosseguiram nessas “novas” formas de “ensinar”. Para isso, essa pesquisa direcionou-se a “ouvir” através da ferramenta WhatsApp Web cinco docentes sobre seus métodos tecnológicos para dar conta das aulas remotas no período da pandemia, O estudo toma como base as indicações de KUHN, 2013 referente as definições sobre paradigmas contemporâneos e possíveis anomalias na educação, compreendendo que o cenário pandêmico asseverou o uso de ferramentas tecnológicas, mídias digitais e internet como meio de auxiliar o ensino remoto. Em seguida, analisa-se os processos formativos adotados pelos professores para suportar ações pedagógicas nos dois momentos. Concluímos neste estudo que o desafio dos docentes nesse contexto, consiste em articular o fazer pedagógico na era das tecnologias, sem desviar o papel imprescindível do professor como mediador e problematizador do conhecimento, que possibilita agir de maneira crítica em relação ao que a internet e as tecnologias disponibilizam.
Downloads
Referências
BARTELMEBS, R.C. Resenhando as estruturas das Revoluções Científicas de Thomas Kuhn. Revista Ensaio,v.14, n. 03, p. 351-358, set-dez, 2012
KUHN, Thomas S.A estrutura das revoluções científicas.In. Thomas S. Kuhn; tradução Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. —12. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013
MERLEAU-PONTY, Maurice.Conversas –1948.[Tradução de Fábio Landa e Eva Landa; Organização de Shéphanie Ménasée Revisão de Marina Appenzeller]. São Paulo: Martins Fontes, 2004
SANTOS, Boaventura de Sousa.A Cruel Pedagogia do Vírus.Edições Almedina, Coimbra: 2020
BARRETTO, Elba Siqueira de Sá, GATTI, Bernardete.Professores no Brasil:impasses e desafios.Brasília: UNESCO, 2009
COSTA, Irene Cristina Dos Santos. A Educação E A Humanização na Atualidade.Acesso em 14 de novembrode 2022
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia:Saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1996
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido.17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013