FORMAÇÃO DOCENTE, TECNOLOGIAS E OS DESAFIOS PÓS-PANDEMIA
Visualizações: 217DOI:
https://doi.org/10.56579/verum.v2i3.452Palavras-chave:
Formação Docente Tecnologias; Pós-Pandemia; Eixo Crisional EducativoResumo
Este artigo aborda as discussões sobre o uso das tecnologias por docentes na pandemia, a fim de compreender se houve alguma estratégia formativa durante este contexto e como eles prosseguiram nessas “novas” formas de “ensinar”. Para isso, essa pesquisa direcionou-se a “ouvir” através da ferramenta WhatsApp Web cinco docentes sobre seus métodos tecnológicos para dar conta das aulas remotas no período da pandemia, O estudo toma como base as indicações de KUHN, 2013 referente as definições sobre paradigmas contemporâneos e possíveis anomalias na educação, compreendendo que o cenário pandêmico asseverou o uso de ferramentas tecnológicas, mídias digitais e internet como meio de auxiliar o ensino remoto. Em seguida, analisa-se os processos formativos adotados pelos professores para suportar ações pedagógicas nos dois momentos. Concluímos neste estudo que o desafio dos docentes nesse contexto, consiste em articular o fazer pedagógico na era das tecnologias, sem desviar o papel imprescindível do professor como mediador e problematizador do conhecimento, que possibilita agir de maneira crítica em relação ao que a internet e as tecnologias disponibilizam.