SMARTPHONES
UMA ESCOLA NA ERA DA INFORMAÇÃO DIGITAL DO SÉCULO XXI
Visualizações: 80DOI:
https://doi.org/10.56579/verum.v1i3.322Palavras-chave:
Colégio de Aplicação, TIC's, Vulnerabilidade SocialResumo
O presente trabalho apresenta uma discussão sobre o uso de tecnologias móveis no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima em comparação com as ações das esferas municipais e estadual do estado de Roraima em período de pandemia Covid19 no primeiro semestre de 2020. Assim, procuramos analisar como o Colégio de Aplicação – CAp, tentou solucionar problemas relacionados à falta de acesso por parte de alunos em vulnerabilidade social frente ao distanciamento social ocasionado pelo estado de emergência em saúde no Brasil. A pesquisa utilizou de fontes em sites de jornais locais e institucionais, além de pesquisa bibliográfica em artigos e livros para comparar dados e fornecer a conclusão da pesquisa sobre a temática.
Downloads
Referências
ABRAMOVAY, Miriam. Juventude, violência e vulnerabilidade social na América Latina: desafios para políticas públicas. Miriam Abramovay et alii. –Brasília: UNESCO, BID, 2002.192 p.
COLL, C.; MONEREO, C. Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In: COLL, C.; MONEREO, C. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. Tradução: Naila Freitas. Porto Alegre: Artmed, 2010
BUFFARDI, Laura e CAMPBELL, W. Keith. Narcissism and Social Networking Web Sites. Personalityand Social Psychology Bulletin, 34, 1303-1314, 2008
FERREIRA, Maristela Reis; RUAS, Thais Ferreira. MSN Messenger. UFMG –(Escola de Ciência da Informação, Curso de Biblioteconomia, Disciplina de Introdução à Informática). Belo Horizonte, MG, Brasil, 2005
OLIVEIRA, Ariel Vilar; SANTOS, Victor da Silva; SILVA, Carmem Lúcia Rosa. Tecnologias utilizadas pelos docentes e discentes no Ensino Médio do Colégio de Aplicação/UFRR em 2012. In.: Pesquisa científica no Colégio de Aplicação da Universidade Federal deRoraima (Org.). VALE, Ana L. Farias. Boa Vista: Editora/UFRR, 2014
TUFEKCI, Zeynep. Grooming, Gossip, Facebook and Myspace: What Can We Learn About These Sites From Those Who Won’t Assimilate? Information, Communication & Society, 11, 544-564, 2008