O HOMEM E A ESCOLA EM TRANSFORMAÇÃO

O QUE PODEMOS RESGATAR DOS GREGOS?

Visualizações: 99

Autores

  • Daniella Lopes de Souza Machado Universidade Estadual de Goiás https://orcid.org/0000-0002-1915-8743
  • Fábio Stoffels Universidade Estadual de Goiás
  • Ednamar Fátima de Urzêdo Vitória Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.56579/verum.v2i1.358

Palavras-chave:

Educação, Escola, Formação Humana, Racionalização

Resumo

A sociedade organiza-se e desenvolve-se a partir de uma racionalidade, assim a educação, enquanto formadora e constitutiva do homem, tem se relacionado com os anseios de cada época histórica. A própria concepção de educação, da sua finalidade, e, consequentemente, da escola altera-se conforme a racionalidade predominante. Nesse sentido, busca-se, neste artigo, por meio de uma revisão bibliográfica, compreender, a partir de uma leitura histórica e filosófica, as transformações do homem, da sociedade e da cultura e as relações entre a razão e a educação. Para isso, buscou-se traçar a trajetória histórica da educação e da razão para chegarmos à análise da constituição da escola contemporânea, do seu sentido e das possibilidades dessa escola proporcionar uma formação humanizadora.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniella Lopes de Souza Machado, Universidade Estadual de Goiás

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE pela Universidade Estadual de Goiás. Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás –PUC Goiás. Professora efetiva na Secretaria de Educação do Distrito Federal. E-mail: daniellalopesdesouza@gmail

Fábio Stoffels, Universidade Estadual de Goiás

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação -PPGE da Universidade Estadual de Goiás – UnU Inhumas, graduado em Letras pela Universidade Católica de Brasília. E-mail: fabiostoffels@hotmail.com

Ednamar Fátima de Urzêdo Vitória, Universidade Estadual de Goiás

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE da Universidade Estadual de Goiás – UnU Inhumas, graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás. E-mail: ednamar@gmail.com

Referências

ANDERY, Maria Amália Pie Abib et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. 9. ed. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo; São Paulo: EDUC, 2000

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Ed. UNESP, 1999.

CHAUÍ, Marilena. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. São Paulo: Moderna, 1980

CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2000

CHAUÍ, Marilena. Atopia e Acronia: do espaço ao ponto e do tempo ao instante. In: COÊLHO, Ildeu Moreira e FURTADO, Rita Márcia Magalhães (Org.). Universidade, cultura, saber e formação. Campinas, SP: Mercado de letras, 2016. Cap. 2, p.13-28

COÊLHO, Ildeu Moreira. GUIMARÃES, Ged. Educação, Escola e Formação. Inter-Ação, Goiânia, v. 37, n. 2, p. 323-339, jul./dez. 2012

COÊLHO, Ildeu Moreira. Qual o sentido da Escola?. In: COÊLHO, Ildeu Moreira (Org.). Escritos sobre o sentido da escola. Campinas, SP: Mercado de letras, 2012. Cap. 3, p.59-86.COÊLHO, Ildeu Moreira. Escritos sobre o sentido da escola: uma introdução. In: COÊLHO, Ildeu Moreira (Org.). Escritos sobre o sentido da escola. Campinas, SP: Mercado de letras, 2012. Cap. 1, p. 15-32

COÊLHO, Ildeu Moreira e FURTADO, Rita Márcia Magalhães (Org.). Universidade, cultura, saber e formação. Campinas, SP: Mercado de letras, 2016

FERNANDES, Marcos Aurélio. Técnica, pensamento, paideía: uma meditação cairológica. In: COÊLHO, Ildeu Moreira e FURTADO, Rita Márcia Magalhães (Org.). Universidade, cultura, saber e formação. Campinas, SP: Mercado de letras, 2016. Cap. 3, p.47-86

FERRARI, Sônia Campaner Miguel. Filosofia e Práxis: reflexões sobre o impacto do desenvolvimento técnico na cultura. In: COÊLHO, Ildeu Moreira e FURTADO, Rita Márcia Magalhães (Org.). Universidade, cultura, saber e formação. Campinas, SP: Mercado de letras, 2016. Cap. 3, p.29-46

JAEGER, Werner. Paideia: a formação do homem grego. 6.ed. Trad. Artur M. Parreira. São Paulo: Martins Fontes, 2013

MARROU, Henri-Irénée. História da Educação na Antiguidade.Trad. Mário Leônidas Casanova. Campinas, SP: Kirion, 2017

Downloads

Publicado

2023-01-12

Como Citar

Machado, D. L. de S., Stoffels, F., & Vitória, E. F. de U. (2023). O HOMEM E A ESCOLA EM TRANSFORMAÇÃO: O QUE PODEMOS RESGATAR DOS GREGOS?. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 2(1), 37–47. https://doi.org/10.56579/verum.v2i1.358

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.