O HOMEM E A ESCOLA EM TRANSFORMAÇÃO
O QUE PODEMOS RESGATAR DOS GREGOS?
Visualizações: 99DOI:
https://doi.org/10.56579/verum.v2i1.358Palavras-chave:
Educação, Escola, Formação Humana, RacionalizaçãoResumo
A sociedade organiza-se e desenvolve-se a partir de uma racionalidade, assim a educação, enquanto formadora e constitutiva do homem, tem se relacionado com os anseios de cada época histórica. A própria concepção de educação, da sua finalidade, e, consequentemente, da escola altera-se conforme a racionalidade predominante. Nesse sentido, busca-se, neste artigo, por meio de uma revisão bibliográfica, compreender, a partir de uma leitura histórica e filosófica, as transformações do homem, da sociedade e da cultura e as relações entre a razão e a educação. Para isso, buscou-se traçar a trajetória histórica da educação e da razão para chegarmos à análise da constituição da escola contemporânea, do seu sentido e das possibilidades dessa escola proporcionar uma formação humanizadora.
Downloads
Referências
ANDERY, Maria Amália Pie Abib et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. 9. ed. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo; São Paulo: EDUC, 2000
CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Ed. UNESP, 1999.
CHAUÍ, Marilena. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. São Paulo: Moderna, 1980
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2000
CHAUÍ, Marilena. Atopia e Acronia: do espaço ao ponto e do tempo ao instante. In: COÊLHO, Ildeu Moreira e FURTADO, Rita Márcia Magalhães (Org.). Universidade, cultura, saber e formação. Campinas, SP: Mercado de letras, 2016. Cap. 2, p.13-28
COÊLHO, Ildeu Moreira. GUIMARÃES, Ged. Educação, Escola e Formação. Inter-Ação, Goiânia, v. 37, n. 2, p. 323-339, jul./dez. 2012
COÊLHO, Ildeu Moreira. Qual o sentido da Escola?. In: COÊLHO, Ildeu Moreira (Org.). Escritos sobre o sentido da escola. Campinas, SP: Mercado de letras, 2012. Cap. 3, p.59-86.COÊLHO, Ildeu Moreira. Escritos sobre o sentido da escola: uma introdução. In: COÊLHO, Ildeu Moreira (Org.). Escritos sobre o sentido da escola. Campinas, SP: Mercado de letras, 2012. Cap. 1, p. 15-32
COÊLHO, Ildeu Moreira e FURTADO, Rita Márcia Magalhães (Org.). Universidade, cultura, saber e formação. Campinas, SP: Mercado de letras, 2016
FERNANDES, Marcos Aurélio. Técnica, pensamento, paideía: uma meditação cairológica. In: COÊLHO, Ildeu Moreira e FURTADO, Rita Márcia Magalhães (Org.). Universidade, cultura, saber e formação. Campinas, SP: Mercado de letras, 2016. Cap. 3, p.47-86
FERRARI, Sônia Campaner Miguel. Filosofia e Práxis: reflexões sobre o impacto do desenvolvimento técnico na cultura. In: COÊLHO, Ildeu Moreira e FURTADO, Rita Márcia Magalhães (Org.). Universidade, cultura, saber e formação. Campinas, SP: Mercado de letras, 2016. Cap. 3, p.29-46
JAEGER, Werner. Paideia: a formação do homem grego. 6.ed. Trad. Artur M. Parreira. São Paulo: Martins Fontes, 2013
MARROU, Henri-Irénée. História da Educação na Antiguidade.Trad. Mário Leônidas Casanova. Campinas, SP: Kirion, 2017