EDUCAÇÃO PARA A PAZ E DIREITOS HUMANOS
A CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA
Visualizações: 435DOI:
https://doi.org/10.56579/verum.v1i1.88Palavras-chave:
Educação para a Paz, Comunicação Não Violenta, Cultura de Paz, Direitos HumanosResumo
Este artigo reflete a necessidade de uma educação para a paz em direção à garantia dos direitos humanos, a partir do referencial teórico-prático da Comunicação não Violenta. Trabalha-se a perspectiva de uma nova cultura denominada cultura de paz, sob o antagonismo entre paz e violência, tendo por bases autores como Galtung (2008) Jares (2007) Guimarães (2005) e Diskin (2008), importantes pesquisadores dos estudos de paz na perspectiva de não violência rumo à pacificação social. É resultado de uma pesquisa de caráter qualitativo, à luz da teoria crítica, produzido a partir de pesquisa documental e bibliográfica com material já produzido. O presente artigo propõe rever os conceitos de Paz e Educação. Aponta direcionamentos para uma educação cuja base das relações são valores humanos com base no exercício da Comunicação Não Violenta.
Downloads
Referências
ABRAMOVAY Mírian et al. Escolas de paz. Brasília: UNESCO Gov. do Estado do Rio de Janeiro/ Sec. de Estado de Educação Univ. do Rio de Janeiro, 2001.
BOULDING, Elise. La violencia y sus causas. Paris França: Editorial UNESCO,1981.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A canção das sete cores: educando para a paz. São Paulo: Contexto, 2005.
CAPPELLARI, Jéfferson. ABC do Girafês: Aprendendo a ser um comunicador emocional eficaz. Curitiba: Multideia, 2012.
CORREA, RosâgelaAzevedo. Cultura, educação para, sobre e na paz. In: MILANI, Feizi M; JESUS, Rita de Cássia Dias Pereira de. Org. Estratégias, mapas e bússolas. Salvador: INPAZ, 2003.
COUTO, Berenice R. O direito social e a assistência na sociedade brasileira: uma equação possível? São Paulo: Cortez, 2004.
DISKIN, Lia. NOLETO, Marlova Jovchelo. Cultura de Paz: da reflexão à ação; balanço da Década Internacional da Promoção da Cultura de Paz e Não Violência em Benefício das Crianças do Mundo. –Brasília: UNESCO; São Paulo:Associação Palas Athena, 2010. 256 p
DISKIN, Lia. Cultura de paz e seus elementos essenciais.Palestra proferida na Universidade de Caxias do Sul/ UCS. Campus Bento Gonçalves. Bento Gonçalves: 03/07/2008.
GALTUNG, J. Peace by peacefull means. Prio. 1996.
GUIMARÃES, Marcelo R. Educação para a paz: sentidos e dilemas. Caxias do Sul/RS: Educs, 2005.
IAMAMOTO, Marilda Vilela. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. Cortez, São Paulo. 2001.
JARES, Xesús R. Educar para a paz em tempos difíceis. São Paulo: Palas Athena, 2007.
MILANI, Feizi M. Cultura de paz X violência: papel e desafios da escola. In; Cultura de paz: Estratégias, mapas e bússolas. Salvador: INPAZ, 2003.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração Universal dos Direitos Humanos. [S. l.], 1948. Disponível em:www.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib _inter_universal.htm. Acesso em: 20 ago. 2020.
RAYO Tuvilla José. Educação em direitos humanos: ruma a uma perspectiva global. Porto Alegre: Artmed, 2004.
ROSENBERG, M. Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Editora Agora, 2006.
SILVA, Nelson Pedro. Ética, indisciplina e violência nas escolas. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.