EDUCAÇÃO PARA A PAZ E DIREITOS HUMANOS

A CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA

Visualizações: 435

Autores

  • Simone Barros de Oliveira Universidade Federal do Pampa
  • Monique Soares Vieira Universidade Federal do Pampa
  • Maria Fernanda Avila Coffi Universidade Federal do Pampa https://orcid.org/0000-0002-6708-3459

DOI:

https://doi.org/10.56579/verum.v1i1.88

Palavras-chave:

Educação para a Paz, Comunicação Não Violenta, Cultura de Paz, Direitos Humanos

Resumo

Este artigo reflete a necessidade de uma educação para a paz em direção à garantia dos direitos humanos, a partir do referencial teórico-prático da Comunicação não Violenta. Trabalha-se a perspectiva de uma nova cultura denominada cultura de paz, sob o antagonismo entre paz e violência, tendo por bases autores como Galtung (2008) Jares (2007) Guimarães (2005) e Diskin (2008), importantes pesquisadores dos estudos de paz na perspectiva de não violência rumo à pacificação social. É  resultado de uma pesquisa de caráter qualitativo, à luz da teoria crítica, produzido a partir de pesquisa documental e bibliográfica com material já produzido. O presente artigo propõe rever os conceitos de Paz e Educação. Aponta direcionamentos para uma educação cuja base das relações são valores humanos com base no exercício da Comunicação Não Violenta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Barros de Oliveira, Universidade Federal do Pampa

Professora Associada da Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA, Mestre, Doutora e Pós-doutora em Serviço Social, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS, Conciliadora, Mediadora e Facilitadora Judicial, líder do Grupo de Pesquisa Educação, Direitos Humanos e Interseccionalidades.

Monique Soares Vieira, Universidade Federal do Pampa

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA, Mestre e Doutora em Serviço Social, pela Pontifícia Universidade Católica doRio Grande do Sul/PUCRS, Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Direitos Humanos e Interseccionalidades. E-mail moniquevieira@unipampa.edu.br

Maria Fernanda Avila Coffi, Universidade Federal do Pampa

Graduanda do curso de Serviço Social pela da Universidade Federal do Pampa /UNIPAMPA (campus São Borja-RS). Integrante do Grupo de Pesquisa Educação Direitos Humanos e Interseccionalidades. E-mail: mariacoffi.aluno@unipampa.edu.br    

Referências

ABRAMOVAY Mírian et al. Escolas de paz. Brasília: UNESCO Gov. do Estado do Rio de Janeiro/ Sec. de Estado de Educação Univ. do Rio de Janeiro, 2001.

BOULDING, Elise. La violencia y sus causas. Paris França: Editorial UNESCO,1981.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A canção das sete cores: educando para a paz. São Paulo: Contexto, 2005.

CAPPELLARI, Jéfferson. ABC do Girafês: Aprendendo a ser um comunicador emocional eficaz. Curitiba: Multideia, 2012.

CORREA, RosâgelaAzevedo. Cultura, educação para, sobre e na paz. In: MILANI, Feizi M; JESUS, Rita de Cássia Dias Pereira de. Org. Estratégias, mapas e bússolas. Salvador: INPAZ, 2003.

COUTO, Berenice R. O direito social e a assistência na sociedade brasileira: uma equação possível? São Paulo: Cortez, 2004.

DISKIN, Lia. NOLETO, Marlova Jovchelo. Cultura de Paz: da reflexão à ação; balanço da Década Internacional da Promoção da Cultura de Paz e Não Violência em Benefício das Crianças do Mundo. –Brasília: UNESCO; São Paulo:Associação Palas Athena, 2010. 256 p

DISKIN, Lia. Cultura de paz e seus elementos essenciais.Palestra proferida na Universidade de Caxias do Sul/ UCS. Campus Bento Gonçalves. Bento Gonçalves: 03/07/2008.

GALTUNG, J. Peace by peacefull means. Prio. 1996.

GUIMARÃES, Marcelo R. Educação para a paz: sentidos e dilemas. Caxias do Sul/RS: Educs, 2005.

IAMAMOTO, Marilda Vilela. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. Cortez, São Paulo. 2001.

JARES, Xesús R. Educar para a paz em tempos difíceis. São Paulo: Palas Athena, 2007.

MILANI, Feizi M. Cultura de paz X violência: papel e desafios da escola. In; Cultura de paz: Estratégias, mapas e bússolas. Salvador: INPAZ, 2003.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração Universal dos Direitos Humanos. [S. l.], 1948. Disponível em:www.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib _inter_universal.htm. Acesso em: 20 ago. 2020.

RAYO Tuvilla José. Educação em direitos humanos: ruma a uma perspectiva global. Porto Alegre: Artmed, 2004.

ROSENBERG, M. Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Editora Agora, 2006.

SILVA, Nelson Pedro. Ética, indisciplina e violência nas escolas. Rio de Janeiro: Vozes, 2004.

Downloads

Publicado

2021-08-16

Como Citar

Oliveira, S. B. de, Vieira, M. S., & Coffi, M. F. A. (2021). EDUCAÇÃO PARA A PAZ E DIREITOS HUMANOS: A CONTRIBUIÇÃO DA COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 1(1), 1–13. https://doi.org/10.56579/verum.v1i1.88

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.