“NOSSAS MÃOS PROCURAM A LIBERDADE”

O ENSINO DE HISTÓRIA E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA LICENCIATURA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, BOM JESUS (PI), 2023

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Autores

  • Pâmela de Oliveira Silva Universidade Federal do Piauí
  • Talyta Marjorie Lira Sousa Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.56579/verum.v4i2.1660

Palavras-chave:

Ensino de história, Educação do campo, Formação docente, Estágio supervisionado

Resumo

Este artigo analisa as práticas pedagógicas do ensino de história na Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Piauí, no campus Professora Cinobelina Elvas em Bom Jesus (PI). A pesquisa inclui uma revisão de literatura sobre ensino de história e educação do campo em trabalhos produzidos por Aragão (2020), Pimenta e Lima (2006) e Caldart; Pereira; Bittencourt (2008); Alentejano; Frigotto (2012), além de um estudo de caso baseado no relatório de estágio supervisionado realizado por discentes. O estudo destaca práticas pedagógicas, desafios enfrentados pelos discentes e perspectivas futuras na formação de professores na área de história. Conclui-se que a formação crítica e contextualizada é essencial para promover uma educação que valorize a cultura local e os alunos das comunidades rurais.

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Biografia do Autor

Pâmela de Oliveira Silva, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Licenciatura em Educação do Campo com ênfase em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do Piauí - UFPI/CPCE (2024). Técnica em Agropecuária pelo Colégio Técnico de Bom Jesus - UFPI (2019). Foi representante discente do colegiado da Licenciatura em Educação do Campo, LEDOC/UFPI/CPCE (2022-2024). Integrante do Núcleo de Arte e Agroecologia do Vale do Gurguéia (NAGU/UFPI). Atuação como bolsista remunerada do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID (2022-2024). Pós-graduanda em Ensino de História do Brasil e do Mundo Contemporâneo, CEAD/UFPI (2024). 

Talyta Marjorie Lira Sousa, Universidade Federal do Piauí

Professora adjunta da Universidade Federal do Piauí. Doutora (2023), mestra (2012) e graduada (2009) em História pela Universidade Federal do Piauí. Especialista em Políticas de Promoção da Igualdade Racial pela Universidade Federal do Piauí (2015) e em Direito Civil e Processo Civil pela Faculdade Legale (2022). Bacharel em Direito pelo Centro de Ensino Superior Vale do Parnaíba (2019).

Referências

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Publicado

2024-11-24

Como Citar

Silva, P. de O., & Sousa, T. M. L. (2024). “NOSSAS MÃOS PROCURAM A LIBERDADE”: O ENSINO DE HISTÓRIA E OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA LICENCIATURA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, BOM JESUS (PI), 2023. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 4(2), 01–11. https://doi.org/10.56579/verum.v4i2.1660

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