O HISTORIADOR E O DILEMA DE PENSAR HISTORIOGRÁFICO EM SUAS NARRATIVAS

Visualizações: 63

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/verum.v4i1.910

Palavras-chave:

História, Historiografia, Historiador

Resumo

Construir a narrativa histórica no século XXI é desafiador para o historiador, que busca plausibilidade e imparcialidade. As fontes primárias são essenciais, usando crítica e hermenêutica. A memória desempenha papel importante, coletando relatos orais e memória pessoal do autor, evitando imprecisões históricas. A memória varia entre indivíduos e pode se perder ao longo do tempo. O historiador lida com o tempo presente ao interpretar o passado, rompendo a divisão temporal. A escrita histórica requer organização e busca pela verdade em meio à infinitude do tempo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiara Cristiana Pimentel dos Santos, Universidade de Passo Fundo

Doutoranda em História Pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo, Bolsista Capes

Referências

BERGSON, Henri, Matéria e memória: ensaios sobre a relação do corpo com o espirito. Martins Fontes, São Paulo 1999.

DROYSEN, Jehan Gustav, Arete e método. In: MARTINS, Estevão (org.). A história pensada: teoria e método na historiografia europeia do século XIX. São Paulo: Contexto, 2015.

HUMBOLDT, Wilhelm Von. Sobre a tarefa do historiador. In: MARTINS, Estevão (org.). A história pensada: teoria e método na historiografia europeia do século XIX. São Paulo: Contexto, 2015.

PAREYSON, L. Verdade e Interpretação. Martins Fontes, São Paulo, 2005.

MALATIAN, Teresa. Chateaubrian. In Jurandir Malerba In: MALERBA, Jurandir (org.). Lições de história: o caminho da ciência no longo século XIX. Rio de Janeiro: Editora FGV; Porto Alegre: Edipucrs, 2010.

RANKE, Leopoldo Von. Sobre o caráter da ciência histórica. In: MALERBA, Jurandir (org.). Lições de história: o caminho da ciência no longo século XIX. Rio de Janeiro: Editora FGV; Porto Alegre: Edipucrs, 2010.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Tomo I. Campinas – SP, 1994.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Tomo II. Campinas – SP, 1995.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Tomo III. Campinas – SP, 1997.

TOPOLSKI, Jerzy. Metodología de la historia, Madrid, Editorial Cátedra, 3ra Ed., 1983.

TREVELYAN, George Macaulay. Viés da História, in: In: MARTINS, Estevão (org.). A história pensada: teoria e método na historiografia europeia do século XIX. São Paulo: Contexto, 2015.

Downloads

Publicado

2024-06-09

Como Citar

Santos, T. C. P. dos. (2024). O HISTORIADOR E O DILEMA DE PENSAR HISTORIOGRÁFICO EM SUAS NARRATIVAS. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 4(1), 01–12. https://doi.org/10.56579/verum.v4i1.910

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.