v. 1 n. 2 (2025): ANAIS DO CONGRESSO DE EDUCAÇÃO, INTERDISCIPLINARIDADE E PRÁTICAS ESCOLARES | RESUMOS EXPANDIDOS

Resumos Expandidos

  • AS PRÁTICAS ESCOLARES FRENTE ÀS DESIGUALDADES CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PARA A DIVERSIDADE

    Emillyn Rilla Alves dos Santos, Dulce Batista Chaves Buzeli, Esther Marciano Barbosa, Graziele Santos Ribeiro, Gersileide Paulino de Aguiar Vilela, Jennifer Fabiana Alves da Silva
    01-06

    Visualizações: 18
    DOI: https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2256
  • DIDÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENSINO DE GEOGRAFIA CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Francisco Kelverton Rodrigues da Silva
    01-07

    Visualizações: 1
    DOI: https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2261
  • MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM COMO A GAMIFICAÇÃO ESTIMULA SOFT SKILLS NA EDUCAÇÃO

    Roger Giovane Rodrigues, Kayque Figueiredo Machado , Hanns-Muller Marques Lopes , Dhiene Jessica Storch , Emanuelly da Costa Moura Oliveira de Paula , João Guilherme Dobbins Couto
    01-07

    Visualizações: 5
    DOI: https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2328
  • MEMÓRIAS DE PROFESSORAS INDÍGENAS DO TEMPO DE ESCOLA, DA FORMAÇÃO E DO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE

    Marcia Pires Saraiva, Nicolly Araújo Bitencourt
    01-06

    Visualizações: 0
    DOI: https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.1929
  • A INTERDISCIPLINARIDADE EM ESCOLAS MULTISSERIADAS A EXPERIÊNCIA DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA NO MUNICÍPIO DE COLATINA, ESPÍRITO SANTO

    Marilza Lima de Freitas, Celso Eulálio de Oliveira Júnior, Francisco José de Sousa Rodrigues, Denilson da Silva
    01-06

    Visualizações: 0
    DOI: https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2012
  • A COLONIALIDADE DO SABER NO ACERVO DAS BIBLIOTECAS DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA

    Vanessa Levati Biff, Daniel Conte
    01-06

    Visualizações: 0
    DOI: https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2254
  • PROPOSTA INTERDISCIPLINAR SOLUÇÕES CRIATIVAS E VIÁVEIS PARA MINIMIZAR OS IMPACTOS DAS ENCHENTES NO RS

    Maria Camila Castillo Cabezas, Andressa Silveira da Silva
    01-07

    Visualizações: 1
    DOI: https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2259
  • PODCASTS COMO RECURSO NO ENSINO BILÍNGUE UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E INGLÊS

    Anderson Lopes Nogueira, Carolina Doná de Araujo
    01-05

    Visualizações: 3
    DOI: https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2264
  • INFÂNCIA, MEMÓRIA E RELAÇÕES DE TRABALHO NO MARAJÓ-BREVES UMA ANÁLISE DO LIVRO ANDANDO SOBRE CASCALHOS DE PALMITO, DE RITA SANCHES

    Danieli dos Santos Pimentel, Luiz Guilherme dos Santos Júnior
    01-05

    Visualizações: 5
    DOI: https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2010
  • SABERES MUSICOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS UMA PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MÚSICA

    Rodrigo Endres Kochenborger, Cristina Rolim Wolffenbüttel
    01-06

    Visualizações: 42
    DOI: https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2015
  • ANÁLISE DAS PROPAGANDAS GOVERNAMENTAIS SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

    Matheus Monteiro de Lima, Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi
    01-07

    Visualizações: 0
    DOI: https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2257
  • RITUAIS DE INICIAÇÃO COMO ELEMENTOS ESSENCIAIS DA EDUCAÇÃO AFRICANA (BANTU) CASO DO ALAMBAMENTO NA CULTURA AMBUNDU

    Sousa da Silva Sobrinho, Suraya Roberto Filho, Antónia Maria Sobrinho Neto, Ivone da Silva Machado Santos
    01-06

    Visualizações: 2
    DOI: https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2262
  • A AULA DE SOCIOLOGIA NA HORTA DA ESCOLA UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR SOBRE A CULTURA INDÍGENA

    Raíssa Maia Bacos
    01-05

    Visualizações: 0
  • PESQUISA-AÇÃO EM EDUCAÇÃO CADERNO DE CAMPO E DEVOLUTIVA COMO POSSIBILIDADES DE PARTICIPAÇÃO

    Gabriel de Souza, Ruan Carlos Sansone, Valter Marciano dos Santos Chereta, Dinora Tereza Zucchetti
    01-06

    Visualizações: 5
    DOI: https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.1960
  • A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA A EXPERIÊNCIA DOS CENTROS FAMILIARES DE FORMAÇÃO EM ALTERNÂNCIA

    Celso Eulálio de Oliveira Júnior, Francisco José de Sousa Rodrigues, Denilson da Silva, Jeferson Messias Mondoni, Marilza Lima de Freitas, Alcione Reetz
    01-06

    Visualizações: 1
    DOI: https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2013
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EDUCAÇÃO DO CAMPO PROFESSORAS/ES CONSTRUINDO SABERES E DESCOBRINDO SABORES NO MUNICÍPIO DE IRITUIA – PARÁ

    Ângelo Rodrigues de Carvalho
    01-07

    Visualizações: 0
    DOI: https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2255
  • EDUCAÇÃO BILÍNGUE NA INFÂNCIA EXCLUSIVIDADE DA ELITE OU CAMINHO PARA A INOVAÇÃO?

    Stefanne de Almeida Teixeira, Brenda Mourão Pricinoti, João Vítor Sampaio de Moura
    01-06

    Visualizações: 2
    DOI: https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2260
  • NEURODIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR RELATOS DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE

    Angélica da Costa, Ruan Carlos Sansone, Viviane Cristina de Mattos Battistello, Raquel Von Hohendorff
    01-07

    Visualizações: 1
    DOI: https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2265
  • DESENVOLVIMENTO DE UM JARDIM SENSORIAL COM AÇÕES EDUCATIVAS PARA A SUSTENTABILIDADE NO ÂMBITO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

    Andreliane Ribeiro Vieira, Edgar Gil da Silva Elias, Ingrid Vitoria Silveira Gomes, Marceli Batista dos Santos, Marcely Fonseca Sampaio
    01-06

    Visualizações: 26
    DOI: https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2011
  • O PROJETO VISITE O CAMPUS NA QUALIFICAÇÃO DOS GUIAS DE TURISMO FORMADOS PELO IFPA CAMPUS BRAGANÇA

    Bárbara Pereira Carmona dos Santos, Larissa Melo dos Santos
    01-07

    Visualizações: 0
    DOI: https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2253
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO CAMPO E POLÍTICAS PÚBLICAS DESAFIOS E PROPOSTAS

    Esther Marciano Barbosa, Dulce Batista Chaves Buzeli, Luciana Cândida Duarte, Carlla Barbosa de Morais Ramos, Fabíola Peres da Cruz, Luiza Rodrigues dos Santos
    01-07

    Visualizações: 21
    DOI: https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2258
  • POTENCIALIDADES E DESAFIOS DOS CURSINHOS POPULARES NA FORMAÇÃO HUMANA E CIDADÃ

    Leandro Henrique da Silva
    01-06

    Visualizações: 2
    DOI: https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2263
  • RELATO DE EXPERIÊNCIA A TRANSFORMAÇÃO DO ENSINO DE ARTES POR MEIO DAS METODOLOGIAS ATIVAS

    Franciele Danette
    01-05

    Visualizações: 14
  • LEITURA MULTIMODAL A RELAÇÃO SEMÂNTICA ENTRE O IMAGÉTICO E O VERBAL PRESENTE EM GÊNEROS TEXTUAIS CONTEMPORÂNEOS

    Emanuel Artur de Albquerque
    01-06

    Visualizações: 4
    DOI: https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2009
  • DA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA AO DESEMPREGO REFLEXÕES SOBRE O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

    Pamela Tais Clein Capelin
    01-06

    Visualizações: 0
    DOI: https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2014