MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM
COMO A GAMIFICAÇÃO ESTIMULA SOFT SKILLS NA EDUCAÇÃO
Visualizações: 5DOI:
https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2328Palavras-chave:
Gamificação, Motivação, Soft Skills, Aprendizagem Ativa, EducaçãoResumo
A gamificação tem se consolidado como uma abordagem inovadora no ensino, promovendo o engajamento e competências fundamentais para a vida acadêmica e profissional. Este estudo investiga o impacto da gamificação na motivação dos estudantes e no desenvolvimento de soft skills, como colaboração, resiliência, pensamento crítico e resolução de problemas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica baseada em autores que exploram a relação entre estratégias gamificadas e aprendizado significativo. Os resultados indicam que a implementação de elementos de jogos na educação potencializa não apenas o desempenho acadêmico, mas também o desenvolvimento de competências socioemocionais, essenciais no século XXI. A aplicação dessas estratégias contribui para a construção de ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e interativos. A discussão reforça a importância da gamificação como ferramenta para tornar o ensino mais atrativo e eficiente. Quando bem aplicada, essa metodologia contribui para a formação de alunos mais motivados, autônomos e preparados para os desafios contemporâneos.