MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM

COMO A GAMIFICAÇÃO ESTIMULA SOFT SKILLS NA EDUCAÇÃO

Visualizações: 5

Autores

  • Roger Giovane Rodrigues Universidade Federal de Rondônia
  • Kayque Figueiredo Machado Universidade Cruzeiro do Sul
  • Hanns-Muller Marques Lopes Faculdade de Rolim de Moura
  • Dhiene Jessica Storch Faculdade de Rolim de Moura
  • Emanuelly da Costa Moura Oliveira de Paula Faculdade de Rolim de Moura
  • João Guilherme Dobbins Couto Faculdade de Rolim de Moura

DOI:

https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2328

Palavras-chave:

Gamificação, Motivação, Soft Skills, Aprendizagem Ativa, Educação

Resumo

A gamificação tem se consolidado como uma abordagem inovadora no ensino, promovendo o engajamento e competências fundamentais para a vida acadêmica e profissional. Este estudo investiga o impacto da gamificação na motivação dos estudantes e no desenvolvimento de soft skills, como colaboração, resiliência, pensamento crítico e resolução de problemas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica baseada em autores que exploram a relação entre estratégias gamificadas e aprendizado significativo. Os resultados indicam que a implementação de elementos de jogos na educação potencializa não apenas o desempenho acadêmico, mas também o desenvolvimento de competências socioemocionais, essenciais no século XXI. A aplicação dessas estratégias contribui para a construção de ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e interativos. A discussão reforça a importância da gamificação como ferramenta para tornar o ensino mais atrativo e eficiente. Quando bem aplicada, essa metodologia contribui para a formação de alunos mais motivados, autônomos e preparados para os desafios contemporâneos.

Biografia do Autor

Roger Giovane Rodrigues, Universidade Federal de Rondônia

Professor do Curso de Psicologia da Faculdade de Rolim de Moura – FAROL. Mestrando em Ensino de Ciências da Natureza (PGECN) pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

Kayque Figueiredo Machado , Universidade Cruzeiro do Sul

Acadêmico do Curso de Psicologia da FAROL e de Física da Universidade Cruzeiro do Sul.

Hanns-Muller Marques Lopes , Faculdade de Rolim de Moura

Professor do Curso de Psicologia da Faculdade de Rolim de Moura – FAROL. Mestre em Saúde e Educação.

Dhiene Jessica Storch , Faculdade de Rolim de Moura

Graduada em Pedagogia e Letras-Inglês. Acadêmica do Curso de Psicologia da FAROL.

Emanuelly da Costa Moura Oliveira de Paula , Faculdade de Rolim de Moura

Acadêmica do Curso de Psicologia da FAROL.

João Guilherme Dobbins Couto, Faculdade de Rolim de Moura

Acadêmico do Curso de Direito da FAROL.

Downloads

Publicado

12-06-2025

Como Citar

Rodrigues, R. G., Machado , K. F., Lopes , H.-M. M., Storch , D. J., Paula , E. da C. M. O. de, & Couto, J. G. D. (2025). MOTIVAÇÃO E APRENDIZAGEM: COMO A GAMIFICAÇÃO ESTIMULA SOFT SKILLS NA EDUCAÇÃO. Anais Congresso De Educação, Interdisciplinaridade E Práticas Escolares, 1(2), 01–07. https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2328

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.