A IMPORTÂNCIA DA AUTOESTIMA PARA O DESEMPENHO ACADÊMICO

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE ALUNOS COM TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO

Visualizações: 1

Autores

  • Kayque Figueiredo Machado Faculdade de Rolim de Moura
  • Roger Giovane Rodrigues Faculdade de Rolim de Moura

DOI:

https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2291

Palavras-chave:

Autoestima, Relato de experiência, Psicologia, Dinâmica

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência realizado conforme a Resolução CNS nº 510/2016, sem necessidade de apreciação pelo Comitê de Ética em Pesquisa. A autoestima, fundamental para o bem-estar emocional, impacta o desempenho acadêmico dos alunos. De acordo com Rosenberg, a autoestima é moldada pelas interações sociais e pela percepção do próprio valor. No contexto educacional, Vygotsky destaca o papel do meio social no desenvolvimento cognitivo e emocional, especialmente em alunos com transtornos do neurodesenvolvimento, como TDAH e dislexia, que enfrentam desafios relacionados à autoconfiança. Com isso, foi realizada uma palestra sobre autoestima e autoconhecimento, com o objetivo de fortalecer a autoconfiança dos estudantes. A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica e uma dinâmica com um livro-caixinha, que incentivou reflexões baseadas na autoeficácia de Bandura. A atividade envolveu 10 alunos, e os resultados mostraram a necessidade de suporte contínuo para o fortalecimento da autoestima e do desenvolvimento socioemocional desses estudantes.

Biografia do Autor

Kayque Figueiredo Machado, Faculdade de Rolim de Moura

Discente de Psicologia da Faculdade de Rolim de Moura (FAROL) e Física da Universidade Cruzeiro do Sul.

Roger Giovane Rodrigues, Faculdade de Rolim de Moura

Mestrando em Ensino de Ciências da Natureza (PGECN/UNIR/RM) e professor de Psicologia da Faculdade de Rolim de Moura (FAROL)

Downloads

Publicado

12-06-2025

Como Citar

Machado, K. F., & Rodrigues, R. G. (2025). A IMPORTÂNCIA DA AUTOESTIMA PARA O DESEMPENHO ACADÊMICO : UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE ALUNOS COM TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO. Anais Congresso De Educação, Interdisciplinaridade E Práticas Escolares, 1(3), 01–12. https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2291

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)