A IMPORTÂNCIA DA AUTOESTIMA PARA O DESEMPENHO ACADÊMICO
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE ALUNOS COM TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO
Visualizações: 1DOI:
https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2291Palavras-chave:
Autoestima, Relato de experiência, Psicologia, DinâmicaResumo
Este trabalho é um relato de experiência realizado conforme a Resolução CNS nº 510/2016, sem necessidade de apreciação pelo Comitê de Ética em Pesquisa. A autoestima, fundamental para o bem-estar emocional, impacta o desempenho acadêmico dos alunos. De acordo com Rosenberg, a autoestima é moldada pelas interações sociais e pela percepção do próprio valor. No contexto educacional, Vygotsky destaca o papel do meio social no desenvolvimento cognitivo e emocional, especialmente em alunos com transtornos do neurodesenvolvimento, como TDAH e dislexia, que enfrentam desafios relacionados à autoconfiança. Com isso, foi realizada uma palestra sobre autoestima e autoconhecimento, com o objetivo de fortalecer a autoconfiança dos estudantes. A metodologia incluiu pesquisa bibliográfica e uma dinâmica com um livro-caixinha, que incentivou reflexões baseadas na autoeficácia de Bandura. A atividade envolveu 10 alunos, e os resultados mostraram a necessidade de suporte contínuo para o fortalecimento da autoestima e do desenvolvimento socioemocional desses estudantes.