CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL E A ABSTRAÇÃO NO ENSINO DA LEITURA
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
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https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2286Palavras-chave:
Abstração, Pensamento Computacional, Leitura crítica, InterdisciplinaridadeResumo
Este relato de experiência tem como objetivo apresentar a aplicação do Pensamento Computacional (PC), especificamente do pilar da abstração, no ensino da leitura e da interpretação textual para alunos do 9º ano. A atividade envolveu a leitura e análise do texto O Paraíso são os outros, de Valter Hugo Mãe, cuja linguagem simbólica e complexa exige interpretação crítica. Por meio de atividades interativas e desplugadas, os alunos identificaram elementos narrativos essenciais e estabeleceram conexões entre o texto e suas vivências, desenvolvendo habilidades interpretativas e reflexivas. Os resultados demonstram que a abstração, como princípio do PC, fortalece a construção de significados mais profundos e aprimora tanto as competências linguísticas quanto o raciocínio lógico no ensino da Língua Portuguesa. Além disso, evidencia-se seu potencial como estratégia pedagógica inovadora para formar alunos críticos, criativos e hábeis na resolução de problemas.