CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL E A ABSTRAÇÃO NO ENSINO DA LEITURA

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Visualizações: 4

Autores

  • Cleiton Dias de Paula Universidade Estadual do Paraná
  • Maria Elisabette Brisola Brito Prado Universidade Católica de São Paulo
  • Ana Mauriceia Castellani Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2286

Palavras-chave:

Abstração, Pensamento Computacional, Leitura crítica, Interdisciplinaridade

Resumo

 Este relato de experiência tem como objetivo apresentar a aplicação do Pensamento Computacional (PC), especificamente do pilar da abstração, no ensino da leitura e da interpretação textual para alunos do 9º ano. A atividade envolveu a leitura e análise do texto O Paraíso são os outros, de Valter Hugo Mãe, cuja linguagem simbólica e complexa exige interpretação crítica. Por meio de atividades interativas e desplugadas, os alunos identificaram elementos narrativos essenciais e estabeleceram conexões entre o texto e suas vivências, desenvolvendo habilidades interpretativas e reflexivas. Os resultados demonstram que a abstração, como princípio do PC, fortalece a construção de significados mais profundos e aprimora tanto as competências linguísticas quanto o raciocínio lógico no ensino da Língua Portuguesa. Além disso, evidencia-se seu potencial como estratégia pedagógica inovadora para formar alunos críticos, criativos e hábeis na resolução de problemas.

Biografia do Autor

Cleiton Dias de Paula, Universidade Estadual do Paraná

Mestrando do curso de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Inclusiva da Universidade Estadual do Paraná, Unespar. Graduado em Letras e Pedagogia

Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Universidade Católica de São Paulo

 Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC. Professora no PGSS Stricto Sensu em Metodologia para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias na Unopar Anhanguera.

Ana Mauriceia Castellani, Universidade Estadual de Campinas

Doutora em Química pela Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, Professora no PGSS Stricto Sensu em Metodologia para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias na Unopar Anhanguera. 

Downloads

Publicado

12-06-2025

Como Citar

Paula, C. D. de, Prado, M. E. B. B., & Castellani, A. M. (2025). CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL E A ABSTRAÇÃO NO ENSINO DA LEITURA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Anais Congresso De Educação, Interdisciplinaridade E Práticas Escolares, 1(3), 01–13. https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2286

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.