Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

MODALIDADES DE SUBMISSÃO

Serão aceitos trabalhos nas seguintes modalidades:

  1. Resumo Simples para publicação nos anais do evento: Entre 250 e 500 palavras, contendo introdução, metodologia, resultados, discussão e considerações finais. As palavras-chave e referências não são contabilizadas no limite de palavras.
  2. Resumo Expandido para publicação nos anais do evento: De 4 a 6 páginas, incluindo resumo inicial, palavras-chave, introdução, metodologia, resultados, discussão, considerações finais e referências.
  3. Artigo Científico para publicação nos anais do evento: De 10 a 15 páginas, estruturado com os itens: resumo, palavras-chave, introdução, metodologia, desenvolvimento, resultados, discussão, considerações finais e referências.

DAS SUBMISSÕES 

As submissões dos trabalhos para o Anais do Congresso de Educação, Interdisciplinaridade e Práticas Escolares deverão ser realizadas exclusivamente por meio do site oficial do evento. Os participantes podem acessar o sistema de submissão utilizando o seguinte link: 

https://doity.com.br/congressodeeducacaointerdisciplinaridadeepraticasescolares.

Ao acessar o site, os autores devem seguir as instruções detalhadas para o envio dos trabalhos, garantindo que todas as diretrizes de formatação e requisitos sejam atendidos. É importante lembrar que somente trabalhos submetidos por este canal serão avaliados pelo Comitê Científico, e submissões fora do sistema não serão consideradas.

Recomenda-se que todos os participantes revisem atentamente seus trabalhos antes da submissão final, observando as normas de formatação e os prazos estabelecidos no cronograma do evento. Em caso de dúvidas ou dificuldades técnicas, os interessados podem entrar em contato com a Comissão Organizadora através do e-mail oficial do evento.

DAS SUBMISSÕES E EIXOS TEMÁTICOS

Os autores poderão submeter seus trabalhos dentro de um dos seguintes eixos temáticos:

  • Interdisciplinaridade e práticas pedagógicas no ensino básico e superior: Este eixo abrange pesquisas e relatos de experiência que discutam práticas pedagógicas inovadoras e interdisciplinares aplicadas tanto no ensino básico quanto no superior. Podem ser exploradas iniciativas que integrem conteúdos de diferentes áreas do conhecimento, favorecendo uma aprendizagem significativa e contextualizada. Trabalhos que discutam a aplicação de metodologias ativas, como ensino por projetos, aprendizagem baseada em problemas (PBL) e abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), também são relevantes. Além disso, estudos que analisem os desafios na implementação da interdisciplinaridade em diferentes contextos educacionais, bem como seus impactos na formação de estudantes e professores, são bem-vindos.
  • Formação docente: desafios e perspectivas para uma educação inclusiva: Este eixo visa reunir trabalhos que abordem a formação inicial e continuada de professores para uma atuação inclusiva e transformadora. Serão aceitos estudos que investiguem práticas de formação voltadas para a inclusão de alunos com deficiência, transtornos do neurodesenvolvimento, altas habilidades/superdotação, e aqueles que enfrentam barreiras linguísticas, culturais ou sociais. Pesquisas sobre políticas públicas de educação inclusiva, programas de capacitação docente, desenvolvimento de recursos didáticos acessíveis e estratégias pedagógicas que promovam a equidade no processo de ensino-aprendizagem são altamente pertinentes. Trabalhos que explorem as perspectivas dos próprios docentes sobre inclusão também são incentivados.
  • Educação, tecnologias digitais e inovação nas escolas: Este eixo contempla pesquisas sobre a integração de tecnologias digitais no ambiente escolar e sua contribuição para inovações pedagógicas. São bem-vindos estudos que analisem o impacto de ferramentas tecnológicas, como plataformas de aprendizagem virtual, aplicativos educacionais, gamificação, inteligência artificial e realidade aumentada, na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem. Trabalhos que discutam os desafios de acesso à tecnologia, formação de professores para o uso de recursos digitais e a construção de competências digitais nos estudantes são igualmente relevantes. Estudos de casos sobre escolas que implementaram tecnologias de maneira inovadora e suas implicações para a prática docente e a gestão educacional também têm espaço neste eixo.
  • Práticas escolares frente às desigualdades sociais e culturais: Este eixo busca trabalhos que discutam como as práticas escolares podem contribuir para enfrentar desigualdades sociais, econômicas, étnico-raciais, de gênero e culturais. São pertinentes pesquisas que explorem estratégias pedagógicas para promover equidade educacional, valorização da diversidade e enfrentamento da discriminação. Estudos que abordem temas como inclusão de alunos em situação de vulnerabilidade, políticas educacionais para comunidades marginalizadas, e ações afirmativas no ambiente escolar são bem-vindos. Além disso, relatos de experiências que demonstrem como escolas têm lidado com a interseccionalidade de questões sociais e culturais no cotidiano pedagógico são incentivados.
  • Currículo, avaliação e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Este eixo se destina a estudos e análises sobre o desenvolvimento e implementação do currículo escolar em consonância com a BNCC. São esperados trabalhos que abordem a articulação entre competências e habilidades previstas na BNCC e as práticas pedagógicas realizadas em sala de aula. Pesquisas sobre desafios na adaptação curricular, desenvolvimento de materiais didáticos alinhados à BNCC, e experiências na implementação de práticas de avaliação formativa e somativa são altamente relevantes. Trabalhos que explorem o impacto da BNCC na formação docente, no planejamento pedagógico e na gestão escolar, bem como suas implicações para a equidade educacional, enriquecem este eixo.
  • Formação de professores: perspectivas, práticas e políticas públicas: Este eixo tem como foco a formação de professores em sentido amplo, abrangendo tanto a formação inicial quanto a continuada. São bem-vindos trabalhos que discutam estratégias de formação docente em diferentes contextos educacionais, com ênfase na articulação entre teoria e prática. Pesquisas sobre políticas públicas voltadas à formação de professores, programas de residência pedagógica, parcerias com instituições de ensino superior e o impacto da formação em serviços educacionais de qualidade são altamente pertinentes. Além disso, estudos que explorem a formação docente para lidar com desafios contemporâneos, como inclusão, uso de tecnologias, ensino híbrido e metodologias inovadoras, são incentivados. Este eixo também contempla reflexões sobre o papel das universidades na formação de professores e na construção de competências pedagógicas alinhadas às demandas da sociedade contemporânea.

Os autores devem selecionar o eixo temático que mais se alinha aos objetivos e à abordagem do trabalho submetido. Em caso de dúvidas, a Comissão Científica estará disponível para orientar a escolha adequada.

NORMAS GERAIS PARA SUBMISSÃO

  • Os trabalhos devem ser submetidos em português ou espanhol.
  • A formatação deve seguir estritamente o template disponibilizado no site do evento. Trabalhos fora do padrão serão desclassificados.
  • Cada autor(a) poderá submeter apenas um trabalho por inscrição. Para cada trabalho é necessária uma nova inscrição.
  • Os arquivos devem ser enviados em formato Word (.doc ou .docx).
  • Após a submissão, não serão permitidas alterações nos trabalhos, exceto para trabalhos aprovados com modificações. 
  • Trabalhos que excedam o número máximo de páginas permitido ou que apresentem plágio serão automaticamente desclassificados.
  • É responsabilidade do/a participante verificar o conteúdo do arquivo antes da submissão.

QUESTÕES ÉTICAS

Os trabalhos devem observar todas as normas éticas vigentes. Para pesquisas com seres humanos, é obrigatório o cumprimento das diretrizes da Resolução nº 466/2012 e da Resolução nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. As publicações devem assegurar a dignidade e os direitos dos participantes da pesquisa. Fotografias que incluam pessoas devem ser acompanhadas de autorização formal, enquanto imagens de crianças ou adolescentes devem respeitar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Ilustrações já publicadas devem conter título, fonte e crédito adequados.

AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS

Os trabalhos serão avaliados pelo Comitê Científico, considerando os seguintes critérios:

  • Relevância e originalidade.
  • Fundamentação teórica metodológica.
  • Clareza e objetividade.
  • Adequação às normas e à temática do evento.

DISPOSIÇÕES FINAIS

Os trabalhos não aprovados não darão direito à devolução da taxa de inscrição; entretanto, os autores terão a possibilidade de participar do evento como ouvintes e receber o certificado correspondente.

Em caso de dúvidas ou necessidade de esclarecimentos, os participantes devem entrar em contato por meio do e-mail: ceeinter.congresso@gmail.com ou através do whatsapp (48) 98857-7231.

A Comissão Organizadora reserva-se o direito de alterar datas e prazos descritos neste edital, comunicando previamente os participantes por meio dos canais oficiais do evento.

Quaisquer imprevistos ou situações não previstas neste edital serão analisados e decididos pela Comissão Organizadora, cuja decisão será soberana.

Ao submeter a inscrição, os participantes concordam com os termos e condições estipulados neste edital.

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