ARTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL

UMA FERRAMENTA PARA A INCLUSÃO

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Autores

  • Perci Cristina Klug Lima

DOI:

https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2292

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Arte, Acessibilidade, Inclusão, BNCC

Resumo

Este artigo aborda a relação entre arte e educação inclusiva, analisando as práticas artísticas utilizadas como ferramenta para promover a acessibilidade e a participação de todos os estudantes no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa, de cunho bibliográfico, fundamenta-se nas contribuições teóricas de Fernandes, Mantoan e a legislação brasileira sobre inclusão escolar, para compreender os desafios e possibilidades da arte na construção de uma escola mais democrática e equitativa. Os resultados esperados incluem a identificação de estratégias pedagógicas eficazes que utilizam a arte como meio de expressão e desenvolvimento para alunos com diferentes necessidades educacionais. Nas considerações finais, reforça-se a necessidade de políticas públicas que incentivem a educação inclusiva e educadores que criem ambientes que favoreçam a aprendizagem e a participação ativa de todos. Conclui-se que a arte, ao estimular a criatividade e o envolvimento dos estudantes, desempenha um papel essencial na construção de um ensino mais inclusivo e transformador.

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Publicado

12-06-2025

Como Citar

Lima, P. C. K. (2025). ARTE NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA FERRAMENTA PARA A INCLUSÃO. Anais Congresso De Educação, Interdisciplinaridade E Práticas Escolares, 1(3), 01–13. https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2292

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