RELATO DE EXPERIÊNCIA

A TRANSFORMAÇÃO DO ENSINO DE ARTES POR MEIO DAS METODOLOGIAS ATIVAS

Visualizações: 14

Autores

  • Franciele Danette Centro Universitário de Maringá

Palavras-chave:

Ensino de Artes, Metodologias Ativas, Criatividade, Aprendizagem Significativa

Resumo

A arte desempenha um papel essencial no desenvolvimento cognitivo e na formação cívica dos alunos, estimulando a criatividade e o pensamento crítico. No ensino básico, a prática tradicional muitas vezes reduz a arte às atividades mecânicas, limitando a autonomia dos estudantes. Este estudo investiga como as metodologias ativas podem transformar o ensino de artes, tornando-o mais dinâmico e significativo. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, analisando experiências pedagógicas que utilizam técnicas como sala de aula invertida e aprendizagem baseada em projetos. Os resultados indicam que esses métodos promovem maior engajamento, colaboração e desenvolvimento de habilidades criativas. Conclui-se que a adoção de práticas ativas fortalece a autonomia dos alunos e amplia sua capacidade de expressão artística, tornando o aprendizado mais envolvente e eficaz.

Biografia do Autor

Franciele Danette, Centro Universitário de Maringá

Graduada em Licenciatura em Artes Visuais e Pedagogia pelo Centro Universitário de Maringá. Especialista em Educação especial e Inclusiva e Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho.

Downloads

Publicado

15-06-2025

Como Citar

Danette, F. (2025). RELATO DE EXPERIÊNCIA: A TRANSFORMAÇÃO DO ENSINO DE ARTES POR MEIO DAS METODOLOGIAS ATIVAS. Anais Congresso De Educação, Interdisciplinaridade E Práticas Escolares, 1(2), 01–05. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/eduinterp/article/view/2336

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.