PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E EDUCAÇÃO DO CAMPO
PROFESSORAS/ES CONSTRUINDO SABERES E DESCOBRINDO SABORES NO MUNICÍPIO DE IRITUIA – PARÁ
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https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2255Palavras-chave:
Educação do Campo, Práticas Pedagógicas, Saberes LocaisResumo
O presente artigo investiga as práticas pedagógicas na Educação do Campo no município de Irituia, Pará, destacando a interação entre saberes tradicionais e práticas educativas, a partir da realização da I Feira Cultural e Pedagógica do Campo no município, organizada pelas/os professoras/es, discentes da turma de Licenciatura em Educação do Campo do Programa Forma Pará em convênio com o IFPA – Campus Castanhal. Analisa-se como professoras/es-educandas/os constroem conhecimentos a partir do contexto sociocultural e econômico local, ressignificando o contexto do processo ensino-aprendizagem. Além disso, explora a relação entre educação e alimentação, enfatizando a valorização da produção agrícola familiar e a segurança alimentar nas escolas e no município. A pesquisa baseou-se em uma revisão bibliográfica e na imersão de um dia nas práticas desenvolvidas pelas/os discentes. Os resultados indicam que a integração entre práticas pedagógicas e saberes locais potencializa a educação e fortalece a identidade das/os professoras/es-educandas/os do campo.