AS PRÁTICAS ESCOLARES FRENTE ÀS DESIGUALDADES

CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PARA A DIVERSIDADE

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Autores

  • Emillyn Rilla Alves dos Santos Universidade Católica de Goiás
  • Dulce Batista Chaves Buzeli Universidade Católica de Goiás
  • Esther Marciano Barbosa Universidade Católica de Goiás
  • Graziele Santos Ribeiro Universidade Católica de Goiás
  • Gersileide Paulino de Aguiar Vilela Universidade Católica de Goiás
  • Jennifer Fabiana Alves da Silva Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2256

Palavras-chave:

Educação, Práticas Escolares, Inclusão, Diversidade, Neoliberalismo

Resumo

Este trabalho objetiva discutir os principais desafios das práticas escolas frentes às desigualdades sociais, culturais e econômicas que permeiam a sociedade brasileira. Assim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativa, tendo como fundamento autores como Libâneo (2010), Laval (2019) e Kassar (2012 e 2016), de forma a promover uma reflexão crítica sobre o tema. Evidencia-se que o debate sobre as adversidades que impedem que a educação seja verdadeiramente inclusiva e voltada para a diversidade é imprescindível, considerando as contradições que permeiam esse espaço, principalmente com a perpetuação de políticas neoliberais na educação. Por isso, torna-se fundamental ampliar as reflexões sobre o campo das políticas públicas educacionais e do trabalho docente que é impactado diretamente por elas, de forma a contribuir para uma sociedade que valorize a diversidade ao invés de negá-las, promovendo a justiça social e uma escola que não exclua, mas inclua em todos os sentidos.

Biografia do Autor

Emillyn Rilla Alves dos Santos, Universidade Católica de Goiás

Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Dulce Batista Chaves Buzeli, Universidade Católica de Goiás

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Esther Marciano Barbosa, Universidade Católica de Goiás

Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Graziele Santos Ribeiro, Universidade Católica de Goiás

Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Gersileide Paulino de Aguiar Vilela, Universidade Católica de Goiás

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Jennifer Fabiana Alves da Silva, Universidade Católica de Goiás

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

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Publicado

12-06-2025

Como Citar

Santos, E. R. A. dos, Buzeli, D. B. C., Barbosa, E. M., Ribeiro, G. S., Vilela, G. P. de A., & Silva, J. F. A. da. (2025). AS PRÁTICAS ESCOLARES FRENTE ÀS DESIGUALDADES: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E PARA A DIVERSIDADE. Anais Congresso De Educação, Interdisciplinaridade E Práticas Escolares, 1(2), 01–06. https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2256

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