NEURODIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

RELATOS DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE

Visualizações: 1

Autores

  • Angélica da Costa
  • Ruan Carlos Sansone Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Viviane Cristina de Mattos Battistello Universidade Feevale
  • Raquel Von Hohendorff Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2265

Palavras-chave:

Ensino Superior, Formação Continuada de Docentes, Inclusão

Resumo

Este estudo apresenta os resultados de uma oficina de formação continuada sobre neurodiversidade, direcionada a professores do ensino superior. A atividade, que incluiu a utilização de estações sensoriais e a discussão de casos práticos, visou sensibilizar os docentes para as especificidades dos estudantes neurodivergentes. Os resultados demonstram a importância da formação continuada para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas. Ao vivenciar diferentes estímulos sensoriais, os professores puderam compreender melhor as dificuldades enfrentadas por esses alunos e adaptar suas estratégias de ensino, tornando o ambiente de aprendizagem mais acolhedor e equitativo. A oficina contribuiu para a construção de um espaço de reflexão sobre a importância da inclusão e da valorização das diferenças no contexto educacional.

Biografia do Autor

Angélica da Costa

Mestranda em Educação, Especialista em Educação Inclusiva e Especial, Gestão da Diversidade nas Organizações, Terapia de Casal e Família, e Intervenções em Situações de Luto. Graduada em Serviço Social.

Ruan Carlos Sansone, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestrando em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Pedagogo, Psicopedagogo Orientador Educacional. Pedagogo do Núcleo de Atenção ao Estudante (NAE) na Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Viviane Cristina de Mattos Battistello, Universidade Feevale

Pós-doutoranda (Bolsista CNPq) e Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social, Mestra em Letras na Universidade Feevale

Raquel Von Hohendorff, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Pós- Doutora em Direito, Professora do Programa de Pós Graduação em Direito, atua no Núcleo de Formação Docente da Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Downloads

Publicado

12-06-2025

Como Citar

Costa, A. da, Sansone, R. C., Battistello, V. C. de M., & Hohendorff, R. V. (2025). NEURODIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR : RELATOS DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE . Anais Congresso De Educação, Interdisciplinaridade E Práticas Escolares, 1(2), 01–07. https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2265

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.