FORMAÇÃO DOCENTE

DESAFIOS DO FUTURO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NA INCLUSÃO DE ALUNOS ATÍPICOS

Visualizações: 0

Autores

  • Ester Isabele Pereira da Silva Universidade Católica de Pernambuco
  • Naara Juliane Lima da Silva Universidade Católica de Pernambuco
  • Maysa Cristina Silva de Vasconcelos Universidade Católica de Pernambuco
  • Luana Carla Souza da Silva Universidade Católica de Pernambuco
  • Patricia Roberta da Silva Universidade Católica de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2276

Palavras-chave:

Formação docente, Educação inclusiva, Prática pedagógica

Resumo

O presente estudo investiga a formação de professores de Língua Portuguesa para a educação inclusiva, analisando a preparação docente para o ensino de alunos com necessidades específicas. O objetivo é compreender como a ausência de disciplinas voltadas à inclusão impacta a prática pedagógica. A pesquisa, de abordagem qualitativa, baseia-se na análise documental das matrizes curriculares de cursos de licenciatura em quatro universidades de Pernambuco. Os resultados apontam deficiências na formação inicial, evidenciando a necessidade de maior ênfase em práticas inclusivas. A discussão destaca a importância da formação continuada e de políticas que fortaleçam práticas inclusivas no ensino. Conclui-se que uma formação docente mais abrangente e estruturada é essencial para garantir uma educação acessível e equitativa, promovendo maior inclusão e aprendizagem significativa para todos os alunos.

 

Biografia do Autor

Ester Isabele Pereira da Silva, Universidade Católica de Pernambuco

Aluna do curso de Licenciatura em Letras Português da Universidade Católica de Pernambuco

Naara Juliane Lima da Silva, Universidade Católica de Pernambuco

Aluna do curso de Licenciatura em Letras Português da Universidade Católica de Pernambuco

Maysa Cristina Silva de Vasconcelos, Universidade Católica de Pernambuco

Aluna do curso de Licenciatura em Letras Português da Universidade Católica de Pernambuco

Luana Carla Souza da Silva, Universidade Católica de Pernambuco

Aluna do curso de Licenciatura em Letras Português da Universidade Católica de Pernambuco

Patricia Roberta da Silva, Universidade Católica de Pernambuco

Doutoranda em Ciências da Linguagem - Universidade Católica de Pernambuco

Downloads

Publicado

12-06-2025

Como Citar

Silva, E. I. P. da, Silva, N. J. L. da, Vasconcelos, M. C. S. de, Silva, L. C. S. da, & Silva, P. R. da. (2025). FORMAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS DO FUTURO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NA INCLUSÃO DE ALUNOS ATÍPICOS. Anais Congresso De Educação, Interdisciplinaridade E Práticas Escolares, 1(3), 01–12. https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2276

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.