FORMAÇÃO DOCENTE
DESAFIOS DO FUTURO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA NA INCLUSÃO DE ALUNOS ATÍPICOS
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https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2276Palavras-chave:
Formação docente, Educação inclusiva, Prática pedagógicaResumo
O presente estudo investiga a formação de professores de Língua Portuguesa para a educação inclusiva, analisando a preparação docente para o ensino de alunos com necessidades específicas. O objetivo é compreender como a ausência de disciplinas voltadas à inclusão impacta a prática pedagógica. A pesquisa, de abordagem qualitativa, baseia-se na análise documental das matrizes curriculares de cursos de licenciatura em quatro universidades de Pernambuco. Os resultados apontam deficiências na formação inicial, evidenciando a necessidade de maior ênfase em práticas inclusivas. A discussão destaca a importância da formação continuada e de políticas que fortaleçam práticas inclusivas no ensino. Conclui-se que uma formação docente mais abrangente e estruturada é essencial para garantir uma educação acessível e equitativa, promovendo maior inclusão e aprendizagem significativa para todos os alunos.