DIDÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENSINO DE GEOGRAFIA

CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Visualizações: 1

Autores

  • Francisco Kelverton Rodrigues da Silva Centro Universitário Leonardo da Vinci

DOI:

https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2261

Palavras-chave:

Didática, Formação de Professores, Ensino de Geografia

Resumo

Este estudo se debruça nas categorias de didática, formação de professores e nas percepções pessoais de professores de geografia do ensino fundamental. Tem como objetivo compreender sobre as perspectivas dos docentes sobre suas práticas, bem como a didática, relacionando-as a questões importantes da formação docente. O estudo ampara-se em teóricos que se debruçam nos temas aqui discorridos, tais como: Candau (2011); Tardif (2010); Passini (2007). A pesquisa de cunho qualitativo, inclui metodologicamente a observação-participante e entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicam que as visões dos professores se alinham minimamente às discussões teóricas, porém evidenciam a necessidade de formação continuada para uma prática pedagógica reflexiva, crítica e consistente. Atesta-se a importância de uma formação de professores omnilateral, alicerçada em dimensões teóricas e práticas sólidas para uma condução de ensino condizente com os contextos sociais, políticos e culturais das quais atualmente vivemos. 

 

Biografia do Autor

Francisco Kelverton Rodrigues da Silva, Centro Universitário Leonardo da Vinci

Professor licenciado em Geografia pela UNIASSELVI.

Downloads

Publicado

12-06-2025

Como Citar

Silva, F. K. R. da. (2025). DIDÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENSINO DE GEOGRAFIA: CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Anais Congresso De Educação, Interdisciplinaridade E Práticas Escolares, 1(2), 01–07. https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2261

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.