DIDÁTICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ENSINO DE GEOGRAFIA
CONSIDERAÇÕES ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
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https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2261Palavras-chave:
Didática, Formação de Professores, Ensino de GeografiaResumo
Este estudo se debruça nas categorias de didática, formação de professores e nas percepções pessoais de professores de geografia do ensino fundamental. Tem como objetivo compreender sobre as perspectivas dos docentes sobre suas práticas, bem como a didática, relacionando-as a questões importantes da formação docente. O estudo ampara-se em teóricos que se debruçam nos temas aqui discorridos, tais como: Candau (2011); Tardif (2010); Passini (2007). A pesquisa de cunho qualitativo, inclui metodologicamente a observação-participante e entrevistas semiestruturadas. Os resultados indicam que as visões dos professores se alinham minimamente às discussões teóricas, porém evidenciam a necessidade de formação continuada para uma prática pedagógica reflexiva, crítica e consistente. Atesta-se a importância de uma formação de professores omnilateral, alicerçada em dimensões teóricas e práticas sólidas para uma condução de ensino condizente com os contextos sociais, políticos e culturais das quais atualmente vivemos.