DIFERENTES LINGUAGENS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
PROPOSTA DE APRENDIZAGEM E INCLUSÃO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Visualizações: 1DOI:
https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2294Palavras-chave:
Ensino de Geografia, Diferentes linguagens, InclusãoResumo
O presente trabalho tem por objetivo discutir propostas de ensino e inclusão nas aulas de Geografia com o uso das diferentes linguagens na formação dos educandos com deficiência visual. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e bibliográfica em repositório online por meio de palavras-chave que permitiram um estudo do tema e discussão no desenvolvimento desse trabalho, alcançando a seleção de algumas linguagens e ferramentas de ensino que podem contribuir para a inclusão dos estudantes com deficiência visual no ensino de Geografia. Assim, as linguagens e ferramentas de ensino selecionadas foram: música, mapa tátil, maquete tátil, cordel, podcast e relatos de vivências que se apresentaram viáveis para o processo de ensino-aprendizagem em Geografia em uma perspectiva inclusiva, de modo que contribua para a formação desses educandos na sala de aula, proporcionando a socialização, dinamização e inclusão no processo formativo.