DIFERENTES LINGUAGENS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

PROPOSTA DE APRENDIZAGEM E INCLUSÃO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL

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Autores

  • Rafael de Souza Ferreira Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2294

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Diferentes linguagens, Inclusão

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo discutir propostas de ensino e inclusão nas aulas de Geografia com o uso das diferentes linguagens na formação dos educandos com deficiência visual. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e bibliográfica em repositório online por meio de palavras-chave que permitiram um estudo do tema e discussão no desenvolvimento desse trabalho, alcançando a seleção de algumas linguagens e ferramentas de ensino que podem contribuir para a inclusão dos estudantes com deficiência visual no ensino de Geografia. Assim, as linguagens e ferramentas de ensino selecionadas foram: música, mapa tátil, maquete tátil, cordel, podcast e relatos de vivências que se apresentaram viáveis para o processo de ensino-aprendizagem em Geografia em uma perspectiva inclusiva, de modo que contribua para a formação desses educandos na sala de aula, proporcionando a socialização, dinamização e inclusão no processo formativo.

Biografia do Autor

Rafael de Souza Ferreira, Universidade do Estado da Bahia

Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia. Pós-graduando em metodologia do ensino de Geografia pela UNIASSELVI.

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Publicado

12-06-2025

Como Citar

Ferreira, R. de S. (2025). DIFERENTES LINGUAGENS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PROPOSTA DE APRENDIZAGEM E INCLUSÃO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Anais Congresso De Educação, Interdisciplinaridade E Práticas Escolares, 1(3), 01–14. https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2294

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