ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E LITERATURA INFANTIL

PROCESSO FORMATIVO PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO

Visualizações: 1

Autores

  • Renata da Costa Lopes Brasil Universidade Federal do Pará
  • José Carlos de Souza Pereira Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2277

Palavras-chave:

Alfabetização matemática, Formação continuada, Literatura infantil, Ensino de matemática

Resumo

O ensino das operações de adição e subtração no ciclo de alfabetização requer metodologias que favoreçam a construção do pensamento matemático significativamente. Este artigo tem como objetivo relatar e analisar um processo formativo voltado para professores alfabetizadores, no qual a literatura infantil foi utilizada como ferramenta didática para o ensino dessas operações. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em uma escola pública do Pará e contou com a participação de quatro professoras alfabetizadoras e uma coordenadora pedagógica. Os dados foram coletados por meio de encontros formativos em grupo focal e analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que a literatura infantil possibilita maior contextualização e compreensão das operações matemáticas, favorecendo práticas interdisciplinares. Conclui-se que a formação continuada sobre essa abordagem contribui para o aprimoramento das práticas docentes e para a ampliação das possibilidades de ensino da matemática nos anos iniciais.

Biografia do Autor

Renata da Costa Lopes Brasil, Universidade Federal do Pará

Aluna do curso de Mestrado Profissional em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará.

José Carlos de Souza Pereira, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas – Área de Concentração em Educação Matemática pela Universidade Federal do Pará

Downloads

Publicado

12-06-2025

Como Citar

Brasil, R. da C. L., & Pereira, J. C. de S. (2025). ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E LITERATURA INFANTIL : PROCESSO FORMATIVO PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO . Anais Congresso De Educação, Interdisciplinaridade E Práticas Escolares, 1(3), 01–12. https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2277

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.