ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E LITERATURA INFANTIL
PROCESSO FORMATIVO PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO
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https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2277Palavras-chave:
Alfabetização matemática, Formação continuada, Literatura infantil, Ensino de matemáticaResumo
O ensino das operações de adição e subtração no ciclo de alfabetização requer metodologias que favoreçam a construção do pensamento matemático significativamente. Este artigo tem como objetivo relatar e analisar um processo formativo voltado para professores alfabetizadores, no qual a literatura infantil foi utilizada como ferramenta didática para o ensino dessas operações. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em uma escola pública do Pará e contou com a participação de quatro professoras alfabetizadoras e uma coordenadora pedagógica. Os dados foram coletados por meio de encontros formativos em grupo focal e analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicaram que a literatura infantil possibilita maior contextualização e compreensão das operações matemáticas, favorecendo práticas interdisciplinares. Conclui-se que a formação continuada sobre essa abordagem contribui para o aprimoramento das práticas docentes e para a ampliação das possibilidades de ensino da matemática nos anos iniciais.