EDUCAÇÃO BILÍNGUE NA INFÂNCIA

EXCLUSIVIDADE DA ELITE OU CAMINHO PARA A INOVAÇÃO?

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Autores

  • Stefanne de Almeida Teixeira Universidade Federal de Uberlândia
  • Brenda Mourão Pricinoti Universidade Federal de Uberlândia
  • João Vítor Sampaio de Moura Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2260

Palavras-chave:

Educação Bilíngue, Educação da Elite, Práticas Escolares, Interdisciplinaridade

Resumo

Este trabalho investiga a educação bilíngue, pois a sociedade atribui cada vez mais importância ao domínio da língua inglesa e muitas escolas particulares voltadas para a elite adotam a educação bilíngue desde a educação infantil. Estas instituições, utilizam práticas educacionais inovadoras e uma abordagem interdisciplinar para potencializar o aprendizado. No entanto, as mensalidades dessas instituições são elevadas, e não há legislação que garanta a oferta do ensino bilíngue nas escolas públicas. Como resultado, essa modalidade de ensino não é acessível, por isso, Bolzan (2014) classifica essas instituições de "Escolas Bilíngues Elite", uma vez que a educação bilíngue se concentra nas escolas direcionadas às classes média e alta. Diante disso, este ensaio tem como objetivo refletir sobre a educação bilíngue na educação infantil e analisar sua restrição ao público de maior poder aquisitivo, destacando a importância das práticas educacionais inovadoras e da interdisciplinaridade nesse processo. 

Biografia do Autor

Stefanne de Almeida Teixeira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia.

Brenda Mourão Pricinoti, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia.

João Vítor Sampaio de Moura, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

12-06-2025

Como Citar

Teixeira, S. de A., Pricinoti, B. M., & Moura, J. V. S. de. (2025). EDUCAÇÃO BILÍNGUE NA INFÂNCIA: EXCLUSIVIDADE DA ELITE OU CAMINHO PARA A INOVAÇÃO?. Anais Congresso De Educação, Interdisciplinaridade E Práticas Escolares, 1(2), 01–06. https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2260

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