RITUAIS DE INICIAÇÃO COMO ELEMENTOS ESSENCIAIS DA EDUCAÇÃO AFRICANA (BANTU)

CASO DO ALAMBAMENTO NA CULTURA AMBUNDU

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Autores

  • Sousa da Silva Sobrinho Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Suraya Roberto Filho Sociologia pela Universidade Agostinho Net
  • Antónia Maria Sobrinho Neto Universidade Estadual do Maranhão
  • Ivone da Silva Machado Santos Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2262

Palavras-chave:

Nações Bantu, Povo Ambundu, Rituais de iniciação, Angola, Educação

Resumo

África é um continente multicultural, esta multiplicidade faz dela uma geografia rica. Um povo que desconhece e não se preocupa com as suas origens culturais está premeditado a grandes erros. O presente trabalho, com o tema: Rituais de iniciação como elementos essenciais da educação africana (bantu): caso do alambamento na cultura ambundu. Tem como objetivo: Analisar o impacto dos rituais de iniciação dos povos Ambundu na educação da geração mais nova. Os ambundu são um povo, com vários subgrupos, localizados no território angolano, têm os ritos e cerimónias como elementos fundamentais da sua base educativa para preservação do seu manancial cultural. Neste sentido, para elaboração e materialização do trabalho recorremos a uma metodologia com abordagem qualitativa-exploratória, que nos permitiu através de bibliografias e documentos levantar dados relativamente a este povo. Permitiu-nos averiguar que na cultura Ambundo a materialização do alambamento é da responsabilidade de todos membros da família e da comunidade, e não exclusivamente do casal. Esta cerimônia obedece a três fases fundamentais com caraterísticas peculiares: Primeira: as conversações, ocorre entre os dois grupos, familiares dos cônjuges.  Segunda: negociações, nessa etapa, os grupos acordam sobre as prendas a serem ofertadas à família da futura mulher. Terceira:  preparação, refere-se ao momento da organização do matrimónio, estes aspetos fazem do alambamento além da união matrimonial, assumir uma função política, cultural e socioeducativa. Portanto, mais do que um processo colaborativo e coletivo, o alambamento é um ato pedagógico, na medida em que são passadas lições práticas da vida conjugal, tanto para os nubentes bem como para todos participantes.

Biografia do Autor

Sousa da Silva Sobrinho, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

 Mestrando em Educação Social pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS. Graduado em Ensino de História pela Escola Superior Pedagógica do Bengo (ESPBE).

Suraya Roberto Filho, Sociologia pela Universidade Agostinho Net

Mestranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo. Licenciada em Sociologia pela Universidade Agostinho Neto (Angola).

Antónia Maria Sobrinho Neto, Universidade Estadual do Maranhão

Mestranda em Educação. Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) Graduado em Ensino de História pela Escola Superior Pedagógica do Bengo (ESPBE)

Ivone da Silva Machado Santos, Universidade Federal da Bahia

Mestranda em Gestão Social e Desenvolvimento Territorial pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

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Publicado

12-06-2025

Como Citar

Sobrinho, S. da S., Filho, S. R., Neto, A. M. S., & Santos, I. da S. M. (2025). RITUAIS DE INICIAÇÃO COMO ELEMENTOS ESSENCIAIS DA EDUCAÇÃO AFRICANA (BANTU) : CASO DO ALAMBAMENTO NA CULTURA AMBUNDU. Anais Congresso De Educação, Interdisciplinaridade E Práticas Escolares, 1(2), 01–06. https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2262

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