ANÁLISE DAS POTENCIALIDADES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE

Visualizações: 2

Autores

  • Aline Araújo Cassimiro Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Educação, Formação Continuada, Pibid

Resumo

Este artigo examina as potencialidades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na formação de futuros professores. Por meio de uma análise aprofundada, investigamos como o PIBID contribui para o desenvolvimento profissional e acadêmico dos estudantes de licenciatura, preparando-os para enfrentar os desafios da prática docente. A análise destaca os benefícios do PIBID, como a oportunidade de os futuros professores aplicarem teorias aprendidas em sala de aula em contextos reais, além de promover a reflexão crítica sobre práticas pedagógicas. A pesquisa também explora os desafios enfrentados pelos participantes do programa e as possíveis melhorias para otimizar seu impacto na formação docente. Conclui-se que o PIBID tem um papel significativo na preparação dos futuros professores, contribuindo para sua formação integral e para o fortalecimento do sistema educacional brasileiro. 

Biografia do Autor

Aline Araújo Cassimiro, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa.

Downloads

Publicado

12-06-2025

Como Citar

Cassimiro, A. A. (2025). ANÁLISE DAS POTENCIALIDADES DO PIBID NA FORMAÇÃO DOCENTE. Anais Congresso De Educação, Interdisciplinaridade E Práticas Escolares, 1(3), 01–08. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/eduinterp/article/view/2302

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.