PROPOSTA INTERDISCIPLINAR
SOLUÇÕES CRIATIVAS E VIÁVEIS PARA MINIMIZAR OS IMPACTOS DAS ENCHENTES NO RS
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https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2259Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Design Thinking, Práticas Pedagógicas, Ciências, EducaçãoResumo
A educação, ao longo da história, tem sido uma preocupação central das sociedades, refletindo valores e normas que regulam comportamentos e pensamentos. Devido à crescente fragmentação das disciplinas, a ciência precisa ser abordada de maneira interdisciplinar para lidar com fenômenos complexos. A interdisciplinaridade visa a comunicação entre diferentes áreas do conhecimento, promovendo a integração de conceitos e metodologias. O Design Thinking (DT) emerge como uma metodologia eficaz para implementar essa integração no ambiente educacional, resolvendo problemas reais e complexos de forma colaborativa. No contexto do RS, um projeto interdisciplinar, desenvolvido para alunos do 9º ano, busca encontrar soluções para os impactos das enchentes provocadas pelas mudanças climáticas, por meio do DT. O projeto envolve diversas disciplinas e estimula os alunos a colaborar, pesquisar e criar protótipos para minimizar os impactos das enchentes. Esse modelo propõe uma reconfiguração na forma de ensino, tornando-o mais dinâmico, integrado e alinhado às necessidades contemporâneas.