POTENCIALIDADES E DESAFIOS DOS CURSINHOS POPULARES NA FORMAÇÃO HUMANA E CIDADÃ
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https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2263Palavras-chave:
Cursinhos Populares, Educação Popular, Formação HumanaResumo
Este projeto de pesquisa investiga as potencialidades e desafios dos cursinhos populares, com foco no Cursinho Podemos +, em Belo Horizonte, analisando como esses espaços contribuem para a formação humana e cidadã. A premissa central é que, além de preparar para o vestibular, os cursinhos populares oferecem experiências educativas que estimulam o desenvolvimento crítico e político dos participantes, alinhadas com as práticas de educação popular. A pesquisa adotará uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas narrativas com perguntas geradoras para explorar as vivências dos alunos e educadores. A análise do discurso será empregada para compreender as dimensões sociais e políticas presentes nas narrativas. O estudo busca preencher uma lacuna na literatura, oferecendo uma compreensão mais profunda dos impactos formativos desses espaços e seu papel na construção de uma identidade política e cidadã, essencial para uma sociedade mais justa e igualitária.