POTENCIALIDADES E DESAFIOS DOS CURSINHOS POPULARES NA FORMAÇÃO HUMANA E CIDADÃ

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Autores

  • Leandro Henrique da Silva Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2263

Palavras-chave:

Cursinhos Populares, Educação Popular, Formação Humana

Resumo

Este projeto de pesquisa investiga as potencialidades e desafios dos cursinhos populares, com foco no Cursinho Podemos +, em Belo Horizonte, analisando como esses espaços contribuem para a formação humana e cidadã. A premissa central é que, além de preparar para o vestibular, os cursinhos populares oferecem experiências educativas que estimulam o desenvolvimento crítico e político dos participantes, alinhadas com as práticas de educação popular. A pesquisa adotará uma abordagem qualitativa, utilizando entrevistas narrativas com perguntas geradoras para explorar as vivências dos alunos e educadores. A análise do discurso será empregada para compreender as dimensões sociais e políticas presentes nas narrativas. O estudo busca preencher uma lacuna na literatura, oferecendo uma compreensão mais profunda dos impactos formativos desses espaços e seu papel na construção de uma identidade política e cidadã, essencial para uma sociedade mais justa e igualitária.

Biografia do Autor

Leandro Henrique da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Aluno do curso de Mestrado em Educação e Formação Humana da Universidade do Estado de Minas Gerais.

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Publicado

12-06-2025

Como Citar

Silva, L. H. da. (2025). POTENCIALIDADES E DESAFIOS DOS CURSINHOS POPULARES NA FORMAÇÃO HUMANA E CIDADÃ. Anais Congresso De Educação, Interdisciplinaridade E Práticas Escolares, 1(2), 01–06. https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2263

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