PODCASTS COMO RECURSO NO ENSINO BILÍNGUE

UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E INGLÊS

Visualizações: 3

Autores

  • Anderson Lopes Nogueira MUST University
  • Carolina Doná de Araujo Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2264

Palavras-chave:

Podcasts educacionais, CLIL, Interdisciplinar, Ciências, Inglês

Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência interdisciplinar que utilizou podcasts como ferramenta educacional no ensino bilíngue de Ciências e Língua Inglesa para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola bilíngue de São Bernardo do Campo. Com base na abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning), o projeto explorou biomas globais e integrou o aprendizado de vocabulário técnico em inglês com a construção de conhecimento científico. Os podcasts promoveram um aprendizado significativo, desenvolvendo competências previstas na BNCC, como comunicação científica e uso crítico de tecnologias, além de fomentar o trabalho colaborativo. Este relato aborda os desafios enfrentados, as soluções encontradas e os resultados obtidos, destacando como o projeto incentivou a autonomia e o engajamento dos alunos. Reflete-se ainda, sobre a possibilidade de adaptação da prática para outros contextos educacionais.

Biografia do Autor

Anderson Lopes Nogueira, MUST University

Mestrando em Tecnologias Emergentes na Educação pela MUST University. 

Carolina Doná de Araujo, Universidade Federal de São Paulo

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de São Paulo.

Downloads

Publicado

12-06-2025

Como Citar

Nogueira, A. L., & Araujo, C. D. de. (2025). PODCASTS COMO RECURSO NO ENSINO BILÍNGUE : UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E INGLÊS. Anais Congresso De Educação, Interdisciplinaridade E Práticas Escolares, 1(2), 01–05. https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2264

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.