PODCASTS COMO RECURSO NO ENSINO BILÍNGUE
UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E INGLÊS
Visualizações: 3DOI:
https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i2.2264Palavras-chave:
Podcasts educacionais, CLIL, Interdisciplinar, Ciências, InglêsResumo
Este trabalho apresenta uma experiência interdisciplinar que utilizou podcasts como ferramenta educacional no ensino bilíngue de Ciências e Língua Inglesa para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em uma escola bilíngue de São Bernardo do Campo. Com base na abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning), o projeto explorou biomas globais e integrou o aprendizado de vocabulário técnico em inglês com a construção de conhecimento científico. Os podcasts promoveram um aprendizado significativo, desenvolvendo competências previstas na BNCC, como comunicação científica e uso crítico de tecnologias, além de fomentar o trabalho colaborativo. Este relato aborda os desafios enfrentados, as soluções encontradas e os resultados obtidos, destacando como o projeto incentivou a autonomia e o engajamento dos alunos. Reflete-se ainda, sobre a possibilidade de adaptação da prática para outros contextos educacionais.