CARACTERIZAÇÃO CURRICULAR DA ASTRONOMIA NO CONTEXTO DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

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Autores

  • Amanda Martins Gasparini Universidade Estadual Paulista
  • Jair Lopes Junior Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2274

Palavras-chave:

Currículo Paulista, Modalidades de Conteúdo Curriculares, Astronomia

Resumo

Ao considerar a Astronomia como uma área de conhecimento relevante para a educação científica, este trabalho tem o objetivo de caracterizá-la como Objeto de Conhecimento no âmbito das diretrizes curriculares do estado de São Paulo. Foi realizada uma pesquisa qualitativa na modalidade bibliográfica documental subdividida em três etapas: 1) análise do Currículo Paulista, Material Digital e Caderno do Aluno em Ciências; 2) identificação das convergências, divergências e independências entre os documentos/materiais e 3) cotejamento dos dados obtidos com as modalidades de conteúdos curriculares propostas por Pozo e Crespo (2009). Os resultados demonstraram que as competências preconizadas foram conceituais e procedimentais. Nos materiais houve uma baixa adesão ao ensino de atitudes e de atividades práticas. Concluiu-se a necessidade de maior maturação das pesquisas educacionais na área, a fim de promover o ensino de Ciências que estimule as competências atitudinais para garantir o desenvolvimento integral dos estudantes. 

Biografia do Autor

Amanda Martins Gasparini, Universidade Estadual Paulista

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Jair Lopes Junior, Universidade Estadual Paulista

Doutor em Psicologia na Universidade de São Paulo e Professor no Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

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Publicado

12-06-2025

Como Citar

Gasparini, A. M., & Junior, J. L. (2025). CARACTERIZAÇÃO CURRICULAR DA ASTRONOMIA NO CONTEXTO DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Anais Congresso De Educação, Interdisciplinaridade E Práticas Escolares, 1(3), 01–14. https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2274

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