CARACTERIZAÇÃO CURRICULAR DA ASTRONOMIA NO CONTEXTO DA REDE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
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https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2274Palavras-chave:
Currículo Paulista, Modalidades de Conteúdo Curriculares, AstronomiaResumo
Ao considerar a Astronomia como uma área de conhecimento relevante para a educação científica, este trabalho tem o objetivo de caracterizá-la como Objeto de Conhecimento no âmbito das diretrizes curriculares do estado de São Paulo. Foi realizada uma pesquisa qualitativa na modalidade bibliográfica documental subdividida em três etapas: 1) análise do Currículo Paulista, Material Digital e Caderno do Aluno em Ciências; 2) identificação das convergências, divergências e independências entre os documentos/materiais e 3) cotejamento dos dados obtidos com as modalidades de conteúdos curriculares propostas por Pozo e Crespo (2009). Os resultados demonstraram que as competências preconizadas foram conceituais e procedimentais. Nos materiais houve uma baixa adesão ao ensino de atitudes e de atividades práticas. Concluiu-se a necessidade de maior maturação das pesquisas educacionais na área, a fim de promover o ensino de Ciências que estimule as competências atitudinais para garantir o desenvolvimento integral dos estudantes.