INCIDÊNCIA DAS MODALIDADES DE CONTEÚDOS CURRICULARES NO ITINERÁRIO FORMATIVO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

Visualizações: 1

Autores

  • Jair Lopes Junior Universidade Estadual Paulista
  • Amanda Martins Gasparini Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2275

Palavras-chave:

Currículo paulista, Modalidades de conteúdos curriculares, Itinerários formativos, Ciências da natureza e suas tecnologias

Resumo

Considerando a importância da formação integral do aluno, o presente estudo teve como objetivo analisar a incidência de modalidades de conteúdos curriculares no Currículo Paulista. Para a análise, foi selecionado o itinerário formativo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT), do qual buscou-se investigar a presença de conteúdos procedimentais, atitudinais e conceituais a partir do referencial teórico de Pozo e Crespo (2009). No documento, destacou-se a presença de conteúdos procedimentais e atitudinais, enquanto os conceituais estavam pouco presentes na área de CNT. Concluiu-se que os eixos estruturantes, as habilidades e os pressupostos metodológicos do Currículo Paulista no âmbito dos itinerários formativos necessitam de um maior aprofundamento da modalidade de conteúdos conceituais, visto que para garantir um ensino de qualidade no componente curricular de Ciências da Natureza mostra-se necessário que estas três modalidades possam ser mutuamente complementares.

 

Biografia do Autor

Jair Lopes Junior, Universidade Estadual Paulista

Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Amanda Martins Gasparini, Universidade Estadual Paulista

Aluna do curso de Mestrado em Educação para a Ciência na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Downloads

Publicado

12-06-2025

Como Citar

Junior, J. L., & Gasparini, A. M. (2025). INCIDÊNCIA DAS MODALIDADES DE CONTEÚDOS CURRICULARES NO ITINERÁRIO FORMATIVO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS. Anais Congresso De Educação, Interdisciplinaridade E Práticas Escolares, 1(3), 01–10. https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2275

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.