INCIDÊNCIA DAS MODALIDADES DE CONTEÚDOS CURRICULARES NO ITINERÁRIO FORMATIVO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Visualizações: 1DOI:
https://doi.org/10.56579/eduinterpe.v1i3.2275Palavras-chave:
Currículo paulista, Modalidades de conteúdos curriculares, Itinerários formativos, Ciências da natureza e suas tecnologiasResumo
Considerando a importância da formação integral do aluno, o presente estudo teve como objetivo analisar a incidência de modalidades de conteúdos curriculares no Currículo Paulista. Para a análise, foi selecionado o itinerário formativo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (CNT), do qual buscou-se investigar a presença de conteúdos procedimentais, atitudinais e conceituais a partir do referencial teórico de Pozo e Crespo (2009). No documento, destacou-se a presença de conteúdos procedimentais e atitudinais, enquanto os conceituais estavam pouco presentes na área de CNT. Concluiu-se que os eixos estruturantes, as habilidades e os pressupostos metodológicos do Currículo Paulista no âmbito dos itinerários formativos necessitam de um maior aprofundamento da modalidade de conteúdos conceituais, visto que para garantir um ensino de qualidade no componente curricular de Ciências da Natureza mostra-se necessário que estas três modalidades possam ser mutuamente complementares.