REFLEXÕES ACERCA DE GÊNERO, CURRÍCULO E EDUCAÇÃO

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DOI:

https://doi.org/10.56579/verum.v2i1.361

Palavras-chave:

Gênero, Currículo, Educação

Resumo

 Gênero representa uma construção social com traços da cultura que estamos inseridos adquirindo significado nos tempos e espaços educativos. Quanto ao currículo, compreende-se que se constitui como um território de contestação, sendo utilizado nas relações de poder que perpassam os ambientes educativos. O presente texto tem por objetivo estabelecer conexões entre as categorias gênero e currículo na perspectiva de combater as desigualdades de gênero. Metodologicamente, esta é uma pesquisa bibliográfica exploratória, com abordagem qualitativa, pois possibilita realizar reflexões por meio de materiais bibliográficos acerca das categorias: gênero, currículo e educação. Ao final esboçamos algumas conclusões preliminares, tais como: a relevância dos períodos históricos destas temáticas e suas implicações socioeducativas; a investigação de gênero e currículo como substancial, pois compreendeu-se a quão poderosa pode ser a construção e a experimentação de um currículo e a educação como uma relação de poder.

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Biografia do Autor

Karoline Lyvya Cristino de Oliveira, Universidade Federal do Piauí

Pós-graduanda em Psicopedagogia e Gestão Escolar pela UNIASSELVI. Acadêmica do curso de Administração da UFPI - CSHNB. Pedagoga pela UFPI - CAFS. Participa do Grupo de Pesquisa "ComGênero: interseccionalidades com Educação e Direitos Humanos". É bolsista Pibic/CNPq (2021-2022) na pesquisa intitulada: Gênero e direitos humanos como temas transversais ao currículo. Atuou como monitora da disciplina Sociologia Aplicada à Administração, período 2021.2. Foi bolsista no projeto de extensão Direitos Humanos em Pauta (terceira edição). Foi integrante do Projeto de ICV/UFPI (2020-2021) intitulado: Judicialização e novos direitos: um estudo sociológico em cidadania. Foi aluna, em caráter especial, do Programa de Pós-graduação em Sociologia - PPGS-UFPI, período 2021.1. Foi bolsista PIBEX no PROJETO COVID-19: Formação para o uso das TDICs no Ensino Remoto Emergencial (ERE) em tempos de pandemia (out-dez de 2020). Possui interesse nas seguintes áreas de pesquisa: Currículo, Relações de Gênero e Poder; Estado, Políticas Públicas e Educação; Direito, Gênero e Identidade

Gabriel Eidelwein Silveira, Universidade Federal do Pampa

GABRIEL EIDELWEIN SILVEIRA é Doutor em Sociologia (UFRGS, 2017), Mestre em Sociologia (UFRGS, 2009) e Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais - Direito (UNISINOS, 2006). Professor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), vinculado ao curso de Ciências Sociais - Ciência Política. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Piauí (PPGS/UFPI). Coordenador do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Estado Democrático e Sociedade Contemporânea (NEPES/PPGS/UFPI). Vice-líder do Grupo de Pesquisa "ComGênero: interseccionalidades com Educação e Direitos Humanos". Coordena o Projeto de Extensão Socializando num Minuto; e coordenou o Projeto de Extensão Direitos Humanos em Pauta (CSHNB/UFPI). Foi pesquisador visitante no Department of Political Science e no Center for Latin American, Caribbean and Latino Studies (CLACLS) da University of Massachusetts (UMass Amherst, 2016-2017). Realizou estágio de pesquisa doutoral "sanduíche" no laboratório de sociologia Centre de Recherche sur les Liens Sociaux - CERLIS (Université de Paris V, 2013-2014). Autor de "Introdução aos Clássicos da Sociologia: o Estado e o Direito" (2020) e "Democracia e Justiça: uma abordagem comparativa (Brasil-França-Estados Unidos)" (2020); co-aturor de "Aux Armes Citoyens! Revolução Francesa, Iluminismo e Direitos Humanos" (2018). 

Gisele Gonçalves Palha do Nascimento, Universidade Federal do Piauí

Graduanda em Administração pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Integrante do Projeto de pesquisa ICV/UFPI: A jurisprudência constitucional a respeito do ensino das questões de gênero (2021 - 2022). Foi bolsista do projeto de extensão Direitos Humanos em Pauta (terceira edição) (2021 - 2021). Foi bolsista do Projeto de IC/UFPI: Judicialização e novos direitos: um estudo sociológico em cidadania (2020 - 2021). Foi integrante do Grupo de Estudos sobre Trabalho, Envelhecimento e Aposentadoria - GETEA, linha de pesquisa: trabalho e envelhecimento (2019 - 2020).

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Publicado

2023-01-12

Como Citar

Oliveira, K. L. C. de, Silveira, G. . E., & Nascimento, G. G. P. do. (2023). REFLEXÕES ACERCA DE GÊNERO, CURRÍCULO E EDUCAÇÃO. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 2(1), 58–67. https://doi.org/10.56579/verum.v2i1.361