REFLEXÕES ACERCA DE GÊNERO, CURRÍCULO E EDUCAÇÃO
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https://doi.org/10.56579/verum.v2i1.361Palavras-chave:
Gênero, Currículo, EducaçãoResumo
Gênero representa uma construção social com traços da cultura que estamos inseridos adquirindo significado nos tempos e espaços educativos. Quanto ao currículo, compreende-se que se constitui como um território de contestação, sendo utilizado nas relações de poder que perpassam os ambientes educativos. O presente texto tem por objetivo estabelecer conexões entre as categorias gênero e currículo na perspectiva de combater as desigualdades de gênero. Metodologicamente, esta é uma pesquisa bibliográfica exploratória, com abordagem qualitativa, pois possibilita realizar reflexões por meio de materiais bibliográficos acerca das categorias: gênero, currículo e educação. Ao final esboçamos algumas conclusões preliminares, tais como: a relevância dos períodos históricos destas temáticas e suas implicações socioeducativas; a investigação de gênero e currículo como substancial, pois compreendeu-se a quão poderosa pode ser a construção e a experimentação de um currículo e a educação como uma relação de poder.
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