O Processo de Implementação do Grupo Escolar de São Marcos (1938-1947)

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Autores

  • Tamyres Vitória Giovani da Silva Universidade de Caxias do Sul
  • José Edimar de Souza Universidade de Caxias do Sul https://orcid.org/0000-0003-1104-9347

Palavras-chave:

História da Educação, Instituições Escolares, Grupo Escolar de São Marcos, Grupo Escolar Maranhão

Resumo

O estudo da história das instituições escolares tem despertado interesse de diferentes pesquisadores. No campo da história da educação, valendo-se da perspectiva da história cultural, as investigações têm destacado a importância das relações de contexto na compreensão dos sentidos produzidos em um determinado espaço e tempo. Nesse sentido, autores como Pesavento (2004) e Gertz (2005) serviram como referenciais teóricos para este trabalho. Nosso estudo tem como objetivo analisar e compreender os processos de implantação do Grupo Escolar de São Marcos, nos seus primeiros tempos de funcionamento, considerando que entre 1938 e 1947 a instituição ficou conhecida por diferentes nomenclaturas. A metodologia utilizada foi análise documental histórica, como argumenta Pimentel (2001), sendo necessário a organização de quadros a partir das fontes selecionadas para o estudo. O conjunto de documentos evidencia que o contexto político do Estado Novo, implantado no governo de Getúlio Vargas, exerceu um papel importante na organização das práticas cotidianas dos grupos escolares. Como resultado ‘parcial destacamos que em dimensão regional, em uma comunidade de estudantes descendentes de imigrantes italianos, as atividades cívico-nacionalistas tiveram um papel significativo como disseminação de um sentimento pátrio, a mudança no nome da instituição também se relaciona ao contexto político do período.

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Biografia do Autor

Tamyres Vitória Giovani da Silva, Universidade de Caxias do Sul

Acadêmica do curso de Licenciatura em História pela Universidade de Caxias do Sul.

José Edimar de Souza, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Educação (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS, com bolsa CAPES/PROEX e ênfase em História da Educação. Estágio de pós-doutorado em Educação na UNISINOS (2016). Mestre em Educação (2011) e Graduação em História (2003) pela mesma instituição, com bolsa do Programa Especial de Treinamento - PET/História - CAPES. É historiador com Registro Profissional n. 003/RS. Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2017) e Graduação em Geografia pela UCS (2021). Bacharel em Biblioteconomia pela UCS (2022). Especialista em Gestão da Educação (2004) pela UFRGS; Psicopedagogo Clínico e Institucional (2009) pela FEEVALE; Supervisor Escolar pela Faculdade Internacional Signorelli (2015) e especialista em História do Brasil pela Faculdade Internacional Signorelli (2016). É Pesquisador Gaúcho - PqG - FAPERGS. É vice-líder do Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória (GRUPHEIM) e membro do Grupo de Pesquisa: Educação no Brasil: memória, instituições e cultura escolar - (EBRAMIC). Integrou Grupo de Pesquisa: História, memórias e narrativas em Educação. É membro da diretoria da Associação Nacional de Pesquisadores da História das Comunidades Teuto-Brasileiras (ANPHCTB), como Conselho Fiscal, gestão 2021-2023. Atuou na diretoria da entidade como: 2º Tesoureiro (2016-2017) e membro do Conselho Fiscal - gestão 2017-2019 e 2019-2021. Foi presidente da Associação Nacional de História - Seção Rio Grande do Sul (ANPUH-RS) - 2018-2020 e vice coordenador do GT História da Educação (2016-2018 e 2020-2022). Integra o Conselho do COMINTER - Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (2020-2022), tendo atuado no biênio 2018-2020, na mesma função. Foi vice-presidente da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE) entre 2017-2019 e é membro do Conselho Fiscal (2021-2023). Integrante da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Membro titular do Comitê de Assessoramento da FAPERGS (2022-2024). Membro do Conselho Municipal de Educação de Campo Bom (2021-2023), Membro do Conselho Municipal de Política Cultural (pela Setorial de Patrimônio Histórico) Assessor de Pesquisa da Área de Ciências Humanas e Sociais da Pro-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Foi editor adjunto da Revista História da Educação (2018-2019). É membro do conselho editorial dos seguintes periódicos: Revista de História da UEG e da Revista Acadêmica Licencia&acturas. Membro do Conselho Consultivo da Revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades. Sua área de investigação envolve temas da História e História da Educação como: instituições educativas, processos de escolarização, práticas e culturas escolares (sujeitos, espaços, tempos, disciplinas, materialidades, etc.). Memória e História Oral, ensino no meio rural, educação rural, História do Rio Grande do Sul, trajetórias formativas e profissionais. Atualmente é professor da Universidade de Caxias do Sul, atua na graduação e na Área de Humanidades, bem como nos Programas de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado) - PPGEdu/UCS e no Programa de Pós-Graduação em História - Mestrado e Doutorado Profissional (PPGHIS). Coordena os projetos de investigação financiados pela FAPERGS - GRUPO ESCOLAR NO VALE DO SINOS E NA SERRA GAÚCHA NO SÉCULO XX: HISTÓRIAS, CULTURAS E PRÁTICAS - Processo número: 21/2551-0002214-0 e financiado pelo CNPq - GRUPO ESCOLAR NO RIO GRANDE DO SUL NO SÉCULO XX: CULTURAS E PRÁTICAS EM PERSPECTIVA REGIONAL, processo número: 403268/2021-4. Integra Rede Iberoamericana para a Investigação e a Difusão do Patrimônio Histórico Educativo - RIDPHE e o Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios e Processos Identitários. NIEMPI-PPGDR-FACCAT. Recebeu prêmios: Professor Destaque (2008); Minha Tese 3 minutos (2015); Patrono da 37a. Feira do Livro de Campo Bom (2021).

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Publicado

2023-01-12

Como Citar

Giovani da Silva, T. V., & de Souza, J. E. (2023). O Processo de Implementação do Grupo Escolar de São Marcos (1938-1947). VERUM: Revista De Iniciação Científica, 2(1), 13–23. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeiniciacaocientifica/article/view/350