O ESTUDO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E A INCLUSÃO DO SURDO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Visualizações: 127Palavras-chave:
Inclusão; Surdo; Libras; Alfabetização; Educação Infantil.Resumo
A preocupação básica deste estudo é refletir sobre o uso da Libras como instrumento de inclusão no âmbito da Educação Infantil, tendo em vista as práticas de alfabetização e inclusão desenvolvidas pelos professores no processo de alfabetização e inclusão dos alunos surdos. Além disso, consta como objetivos, verificar quais políticas públicas foram criadas para a inclusão de LIBRAS no ambiente escolar e os desafios do ensino dessa língua na Educação Infantil. Realizou-se uma pesquisa com abordagem qualitativa, que permitiu uma maior aproximação entre pesquisador e os sujeitos da pesquisa. Também foi utilizado o método bibliográfico e documental para buscar subsídios para elaboração da presente pesquisa. Conclui-se que, para a inclusão se concretize na Educação Infantil, é importante o conhecimento em Libras por os envolvidos que fazem parte desse processo para facilitar a comunicação e o aprendizado entre ambos.