BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O ENSINO DE HISTÓRIA

Visualizações: 140

Autores

  • Ana Beatriz Brüggemann Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lívia L. M. Galveias Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular; Lei de Diretrizes e Bases da Educação; Ensino de História; Sociedade Civil.

Resumo

Este trabalho pretende fazer uma análise acerca do processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), referente à disciplina de história do sexto ao nono ano de escolaridade. Também procura entender a forma como essa construção se refletiu no texto do documento, através de uma análise documental que lhe serviu de base metodológica. Uma atenção maior é dada aos conteúdos relacionados aos aspectos étnico-culturais e à forma como as fontes são trabalhadas no contexto da sala de aula. Como vantagens, a BNCC traz maior objetividade e previsibilidade, no entanto pode prejudicar a autonomia e a formação crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Beatriz Brüggemann, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda do curso de História, pela Universidade Federal de Santa Catarina, campus Florianópolis e bolsista do Programa de Ensino Tutorial (PET) em História pela mesma Universidade. Pesquisa sobre Ensino e Metodologia de História.

Lívia L. M. Galveias, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra, graduanda do curso de História da Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) em história pela mesma Universidade. Pesquisa sobre História Social.

Downloads

Publicado

2022-01-03

Como Citar

Brüggemann, A. B., & L. M. Galveias, L. (2022). BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O ENSINO DE HISTÓRIA. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 1(2), 14–30. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeiniciacaocientifica/article/view/223