BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O ENSINO DE HISTÓRIA

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Autores

  • Ana Beatriz Brüggemann Universidade Federal de Santa Catarina
  • Lívia L. M. Galveias Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.56579/verum.v1i2.223

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Ensino de História, Sociedade Civil

Resumo

Este trabalho pretende fazer uma análise acerca do processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), referente à disciplina de história do sexto ao nono ano de escolaridade. Também procura entender a forma como essa construção se refletiu no texto do documento, através de uma análise documental que lhe serviu de base metodológica. Uma atenção maior é dada aos conteúdos relacionados aos aspectos étnico-culturais e à forma como as fontes são trabalhadas no contexto da sala de aula. Como vantagens, a BNCC traz maior objetividade e previsibilidade, no entanto pode prejudicar a autonomia e a formação crítica.

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Biografia do Autor

Ana Beatriz Brüggemann, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduanda do curso de História, pela Universidade Federal de Santa Catarina, campus Florianópolis e bolsista do Programa de Ensino Tutorial (PET) em História pela mesma Universidade. Pesquisa sobre Ensino e Metodologia de História.

Lívia L. M. Galveias, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Sociologia pela Universidade de Coimbra, graduanda do curso de História da Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) em história pela mesma Universidade. Pesquisa sobre História Social.

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Publicado

2022-01-03

Como Citar

Brüggemann, A. B., & Galveias, L. L. M. (2022). BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O ENSINO DE HISTÓRIA. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 1(2), 14–30. https://doi.org/10.56579/verum.v1i2.223

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