UMA WEBQUEST PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

CONTRIBUTOS PARA UM WEB CURRÍCULO

Visualizações: 197

Autores

  • Leila Kely dos Santos da Paz Universidade Federal de Alagoas
  • Ivanderson Pereira da Silva Universidade Federal de Alagoas https://orcid.org/0000-0001-9565-8785
  • Elaine Cristina dos Santos Lima Universidade Federal de Alagoas
  • Renan Antônio da Silva Centro Universitário do Sul de Minas

Palavras-chave:

Webquest, Ensino de matemática, Web currículo

Resumo

Esse estudo explorou os desafios e potencialidades do desenvolvimento de webquests para a construção de um web currículo. Teve por objetivos: compreender os desafios contemporâneos para a construção de um web currículo; descrever os movimentos necessários para a construção de uma webquest; analisar os limites do desenvolvimento desse tipo de recurso e; avaliar suas contribuições para os cenários prospectivos. Para isso, foi realizado um estudo teórico-bibliográfico acerca das implicações didático-pedagógicas das práticas sociais mediadas pelas interfaces da internet; foram descritos os elementos que fundamentam e permitem o desenvolvimento de uma webquest; foi apresentado uma proposta de ensino de matemática baseada no uso de uma webquest; e apontados os limites e potencialidades dessa estratégia metodológica para a construção de um web currículo. Como produto, é socializado com a comunidade acadêmica uma sequência didática, com foco no ensino de geometria espacial, centrada no uso de uma webquest. A sequência de ensino apresentada pode ser adaptada para diversos contextos e cursos de licenciatura, bem como para docentes que já atuam nos espaços educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Kely dos Santos da Paz, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas(PPGECIM/UFAL).

Ivanderson Pereira da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca e Professor Permanente do PPGECIM/UFAL, do Programa de Pós-graduação em Ensino e Formação de Professores (PPGEFOP/UFAL)e da Rede Nordeste de Pós-graduação em Ensino (RENOEN/ Polo UFAL)

Elaine Cristina dos Santos Lima, Universidade Federal de Alagoas

Mestra em Serviço Social pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora de Filosofia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL), Campus Maceió

Renan Antônio da Silva, Centro Universitário do Sul de Minas

Professor e Pesquisador Visitante no Programa de Pós -Graduação em Educação pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Pesquisador Colaborador Júnior junto ao Programa de Pós Graduação em Direitos Humanos e Cidadania da Universidade de Brasília -UnB.Realizou o Estágio Doutoral com bolsa CAPES/PDSE, junto ao Centro em Investigação Social (CIS) pelo Instituto Universitário de Lisboa -ISCTE -Portugal (2015-2016). Mestre em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (2014). Licenciado em Ciências Sociais (2011). Participa, como pesquisador das Cátedras Unesco -José Saramago, Universidade do Vigo (Espanha), Research and Social Responsibility in Higher Education, University of Victoria (Canadá) e Intangible and Tradicional Know-how: Linking Heritage (Universidade de Évora) e da Cátedra Ignacy Sachs (PUC/SP).Membro Honorário Dell Accademia di Scienze Umane -Pontificia Università Urbaniana (Itália). Membro Honorário na National Science Teaching Association (EUA), na NATIONAL ACADEMY OF EDUCATIONAL SCIENCES OF UKRAINEU (Ucrânia) e Membro Honorário da American Anthropological Association (fundada por Franz Boas em 1902). Pesquisador no Departamento de Pesquisa do Centro Universitário do Sul de Minas -UNIS. E-mail: r.silva@unesp.br    

Referências

ALMEIDA, M. E. B. Integração currículo e tecnologias: concepção e possibilidades de criação de web currículo. In: ALMEIDA, M. E. B.; ALVES, D. R. M.; LEMOS, S. D. V. (org). Web currículo: aprendizagem, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. 1º ed.

Rio de Janeiro: Letra Capital 2014.

ALVES, A. C. T. P. Web currículo – anúncio de possível superação de alguns entraves encontrados na educação no início do século XXI. In: ALMEIDA, M. E. B.; ALVES, D. R. M.; LEMOS, S. D. V. (org). Web currículo: aprendizagem, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. 1º ed. Rio de Janeiro: Letra Capital. 2014.

AZEVEDO, M. C.; PUGGIAN, C.; FRIEDMANN, C. V. P. Webquests, oficinas e guia de orientação: uma proposta integrada para formação continuada de professores de matemática. Bolema., v. 27, n. 46, p. 663-680, 2013.

CUSTÓDIO, I. A.; NACARATO, A. M. Mobilizando conceitos geométricos nos anos inicias do ensino fundamental. Revista Educação Matemática em Foco, v. 6, n. 1, jan./jun., p. 01- 26, 2017.

DODGE, B. WebQuests: a technique for Internet-based learming. DistanceEducator. 1996.

KENSKI, V. M. Cultura digital. In: MILL, D. (org.) Dicionário crítico de educação e tecnologias e de educação a distância. Papirus. 1º ed., 2018.

LÉVY, P. Cibercultura. 3º ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

MANGINSKI, F. E.; RESENDE, L. M. M.; PENTEADO, A. L. Utilização de webquests na forma de blog como ferramenta de aprendizagem na disciplina Ciência dos Materiais. Revista Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências. v. 14, n. 02, maio-ago, p. 109-119, 2012.

MARTINS, L. F. Motivando o ensino de geometria. Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc. Curso de Pós-Graduação Especialização Em Educação Matemática. Criciúma, 2008.

MAURI, T.; ONRUBIA, J. O professor em ambientes virtuais. In: COLL, C. MONEREO, C. (org.) Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010.

PASSOS, A. Q.; BROIETTI, F. C. D. Webquest: uma experiência na disciplina de cálculo diferencial e integral com alunos do curso de química. Experiências em Ensino de Ciências, v. 5, n. 1, p. 159-168, 2010.

PINHO, C. O. et al. O ensino de geometria e a educação ambiental como tema transversal. Educação Matemática em Revista. v. 22, n. 55, jul/set. p. 125-137, 2017.

SILVA, J. P.; LIMA, I; GITIRANA, V. Ensinar matemática à luz de uma perspectiva crítica: algumas reflexões. Ensino da Matemática em debate, v. 6, n. 3, p. 180-198, 2019.

SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. 3ª ed. Campinas, SP: Papirus. 2001.

SOUSA, R. A.; CARNEIRO, R. S.; CARNEIRO, R. S. O uso de celular como recurso didático no ensino de geometria para alunos do ensino fundamental. REnCiMa, v.11, n 1, p. 202-218, 2020.

ZABALA, A. A Prática Educativa: como ensinar. Porto Alegre/RS:Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2021-06-14

Como Citar

Paz, L. K. dos S. da, Pereira da Silva, I., Lima, E. C. dos S., & Silva, R. A. da. (2021). UMA WEBQUEST PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: CONTRIBUTOS PARA UM WEB CURRÍCULO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 2(4). Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/66

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.