A INCLUSÃO DE UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA

UMA ANÁLISE DE NORMATIVA

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Autores

  • Andreza de Oliveira de Carvalho Universidade Federal Fluminense https://orcid.org/0000-0002-7305-8006
  • Paulo Pires de Queiroz Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.628

Palavras-chave:

Ensino Superior, Inlcusão, Deficiência, Ciclo de Políticas

Resumo

As políticas públicas voltadas para a inclusão no ensino superior têm refletido no crescimento das matrículas nesse nível de ensino de uma população historicamente excluída, transformando o retrato das universidades públicas brasileiras. Partindo da premissa de que o acesso deve estar atrelado às condições adequadas para permanência, este artigo teve como proposta analisar os textos normativos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) que tratam do processo de inclusão de estudantes com deficiência. Buscou-se entender como a produção textual institucional reflete o que foi sendo transformado, em diferentes medidas e com alguma inércia, na universidade, nos seus setores, nos seus espaços e nas ações como instituição. Como instrumentos para a coleta de dados realizou-se a análise de documentos disponíveis no site da UNIRIO. O método da análise documental foi aplicado para tratamento dos dados, como proposto por Cellard. Como resultado, constatou-se que a comunidade brasileira de pessoas com deficiência já foi mais ou menos contemplada com leis, decretos e portarias que garantem o acesso à universidade. Entretanto, a simples concessão do acesso e a existência de textos político-normativos não correspondem a uma completa mudança de cenário.

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Biografia do Autor

Andreza de Oliveira de Carvalho, Universidade Federal Fluminense

Aluna do Programa de Pós-graduação em Ciência Tecnologia e Inclusão da Universidade Federal Fluminense.

Paulo Pires de Queiroz, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Filosofia e Humanidades - Columbia Pacific University (1997) / TITULAÇÃO RECONHECIDA pela Universidade Federal Fluminense. Professor e Pesquisador Associado da Faculdade de Educação na Universidade Federal Fluminense. Professor e Pesquisador Permanente no Programa de Mestrado e Doutorado PGEBS - Ensino em Biociências e Saúde da FIOCRUZ. Professor e Pesquisador Permanente no Mestrado em Diversidade e Inclusão - CMPDI/UFF e no Doutorado em Ciências, Tecnologias e Inclusão - PGCTIn/UFF. Autor e organizador de vários livros, capítulos de livros e artigos científicos em diversos editoriais nacionais e internacionais. Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior Brasileira - BASis. Líder do Grupo de Pesquisa, certificado pelo CNPQ, NESED. Tem experiência significativa na área de Ensino e atualmente trabalha com pesquisa nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Saúde nos âmbitos da Graduação e da Pós-Graduação. 

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Publicado

2024-01-03

Como Citar

Carvalho, A. de O. de, & Queiroz, P. P. de. (2024). A INCLUSÃO DE UNIVERSITÁRIOS COM DEFICIÊNCIA: UMA ANÁLISE DE NORMATIVA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(7), 46–66. https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.628

Edição

Seção

DOSSIÊ: Interseccionalidade e Educação: Desafios para Pensar a Educação Escolar

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