MAPAS PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO DESDE A FILOSOFIA DA DIFERENÇA

Visualizações: 160

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1027

Palavras-chave:

Filosofia da diferença, Pesquisa, Educação

Resumo

O presente ensaio tem por objetivo desenvolver algumas reflexões e premissas sobre os olhares da pesquisa em Educação a partir das lentes da Filosofia da Diferença. Cogita-se que a pesquisa em Educação, ao se distanciar do estruturalismo, da relação com dada forma de pensamento metafísico, sugere formas de conhecer que se aproximam do sentido semântico de Ciência ligada ao mundo, à vida e ao cotidiano. Para tanto, construiu-se alguns mapas a partir dos aportes teóricos de autores como Michel Foucault, Gilles Deleuze e Felix Guattari e Jacques Derrida, em confluência com os princípios norteadores apresentados por Friedrich Nietzsche, Jean-François Lyotard e Walter Benjamin.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário de Faria Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco.

Luis Massilon da Silva Filho, Universidade Federal de Pernambuco

Aluno do curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco.

Referências

BARBOSA PIANCÓ PAVÃO, Maria Rita; DA SILVA FILHO, Luís Massilon; CARDOSO, Fernando da Silva; DE FARIA CARVALHO, Mário. Cartografia e imaginário: encruzilhadas teórico-metodológicas nos territórios da pesquisa em educação. Revista Pesquisa Qualitativa, [S. l.], v. 11, n. 28, p. 908–927, 2023. DOI: 10.33361/RPQ. 2023, v.11, n. 28. e608. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/608. Acesso em: 17 dez. 2023.

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas. vol. 1. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

CARDOSO, Fernando da Silva; CARVALHO, Mário de Faria. Questões teórico-epistemológicas à pesquisa social contemporânea: o pesquisador, o ator social e outros aspectos. Cadernos da FUCAMP, v. 17, n. 30, p. 36-50, 2018.

CARVALHO, Mário de Faria; CARDOSO, Fernando da Silva. Contemporaneidade, pesquisa social e imaginário. Revista NUPEM (Online), v. 7, p. 105-117, 2015.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Entrevista sobre o Antiédipo com Raymond Bellour. In: DELEUZE, Gilles; LAPOUJADE, David. Cartas e outros textos. 1. ed. São Paulo: N-1 Edições, 2018.

DELEUZE, Gilles. Conversações. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 1996.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 1. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995a.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 2. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995b.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 3. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O que é a Filosofia? 2. ed. São Paulo: Editora 34, 1993.

DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. Trad. Maria B. M. Nizza da Silva et al. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.

DERRIDA, Jacques. A Farmácia de Platão. Tradução de Rogério Costa. 3. ed. São Paulo: Iluminuras, 2005.

DERRIDA, Jacques. Margens da filosofia. Tradução de J. Torres Costa. 1. ed. Campinas-SP: Papirus, 1991.

FOUCAULT, M. A Hermenêutica do Sujeito. 1. ed. São Paulo. Martins Fontes. 2004.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: A vontade de saber. 1. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

GALLO, Silvio. Deleuze & a Educação. 2.ed. Belo Horizonte. Autêntica, 2008.

GUATTARI, Felix. Caosmose: um novo paradigma estético. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 1992.

LAPOUJADE. David. Deleuze, os movimentos aberrantes. Trad. Laymert Garcia dos Santos. São Paulo: n-1 edições, 2015.

LYOTARD, Jean-François. O pós-moderno. 4. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1993.

MACEDO, Elizabeth, A Teoria do Currículo e o futuro monstro. IN: LOPES, Alice Casemiro; SISCAR, Marcos (orgs.). Pensando a política com Derrida: responsabilidades, tradução, porvir. São Paulo: Cortez, 2018.

MARCOS, Yasmin Janaína Ferreira; CARVALHO, Mário de Faria. Percursos cartográficos sobre Estética e subjetividade a partir de Nietzsche e Benjamin: mapas para a Educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 18, n. 54, 2021, p. 511-531. DOI: http://dx.doi.org/10.5935/2238-1279.20210071.

NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência. 1. ed. São Paulo : Companhia das Letras, 2012.

PAVÃO, Maria Rita Barbosa Piancó; CARVALHO, Mário de Faria. Afet(o)ações de um corpo na fenda: a estética do (des)caminho como possibilidade para o deslocamento sensível do pesquisar em educação. In: RODRIGUES, Cibele Maria Lima; FERNANDES, Verônica Soares; LIRA, Zarah Barbosa. (orgs.). Relatos em educação: experiências e vivências. 1. ed. Campina Grande: Realize Editora, 2022, p. 84-89.

PETERS, M. Pós-estruturalismo e filosofia da diferença: uma introdução. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

PLATÃO. A República. Tradução de Carlos Alberto Nunes. 3. ed. Belém: EDUFPA, 2000.

SANTANA, José Diego Leite; CARVALHO, Mário de Faria. O que pode um corpo drag queen? Sentidos outros para a pesquisa de questões de gênero na educação. Revista Polêmica, v. 19, p. 20-38, 2020.

SKLIAR, Carlos (org.). Derrida e a Educação. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

Downloads

Publicado

2024-07-24

Como Citar

Carvalho, M. de F., & da Silva Filho, L. M. (2024). MAPAS PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO DESDE A FILOSOFIA DA DIFERENÇA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(2), 01–14. https://doi.org/10.56579/rei.v6i2.1027

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.