ENSINO DE HISTÓRIA

A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918) EM CARTÕES-POSTAIS FRANCESES

Visualizações: 81

Authors

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.691

Keywords:

Ensino de História, Primeira Guerra Mundial (1914-1918), Fontes históricas, Cartões-postais

Abstract

O estudo traz proposições para o trabalho em sala de aula com o tema Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a ser explorado por intermédio de representações imagéticas veiculadas por cartões-postais franceses daquele período. Analisadas sob a perspectiva da iconologia, estas imagens permitem a reflexão relativa não apenas aos aspectos mais comumente discutidos a respeito da guerra, como também, e principalmente, em torno de imaginários e representações sobre o combatente, questões de gênero, infância, mudanças e permanências, discursos de ódio, entre outros. A proposta é apresentada em termos que permitem sua adaptação tanto para o Ensino Fundamental, como o Médio, de modo a tornar não apenas mais diversificada, como também mais atrativa a discussão do assunto. Isso é feito também em atendimento a uma crescente demanda por metodologias e recursos didáticos diversificados, assim como pela necessidade de abordar passados sensíveis.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marco Antonio Stancik, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professor Associado da Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG, atua no Departamento de História, nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em História, foi Chefe de Departamento no período de abril de 2018 a abril de 2022. Na pós-graduação, atua no Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória, Linha de Pesquisa Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão. Também atuou no Mestrado em História, Cultura e Identidades entre 2012 e 2022. Coordenador do Projeto de Pesquisa Continuada "História e Imagens: discursos imagéticos e representações". Líder do Grupo de Pesquisa - CNPq "Imagens, imaginários, representações: pesquisa e ensino de História". Integrante da Mesa Editorial da Revista de História Regional, foi Editor da revista discente Ateliê de História UEPG entre os anos de 2011 e 2019. Possui graduação em História (1998) e Pós-Graduação em Cultura e História (2000), ambos pela UEPG. Concluiu Mestrado em História (2002) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, e Doutorado em História (2006).

References

ALBERTI, Verena. Fontes. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Maria D. (Coords.). Dicionário de ensino de História. Rio de Janeiro: FGV, 2019, p. 107-112.

ARTHUR, Max. (Org.). Vozes esquecidas da Primeira Guerra Mundial: uma nova história contada por homens e mulheres que vivenciaram o primeiro grande conflito do século XX. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

AUDOIN-ROUZEAU, Stéphane. La Guerre des enfants (1914-1918): essai d’histoire culturelle. Paris: Armand Colin, 1993.

BALDISSERA, José A. Imagem e construção do conhecimento histórico. In: BARROSO, V. L. M. et al. Ensino de História: desafios contemporâneos. Porto Alegre: Exclamação/ANPUH, 2010, p. 247-265.

BITTENCOURT, Circe (Org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: História e imagem. Bauru: Edusc, 2004.

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.

CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges (Dir.). História da virilidade: o triunfo da virilidade (o século XIX). Petrópolis: Vozes, 2013a.

CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges (Dir.). História da virilidade: a virilidade em crise? (séculos XX e XXI). Petrópolis: Vozes, 2013b.

CRANE, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. 2. ed. São Paulo: Senac, 2009.

EKSTEINS, Modris. A sagração da primavera: a Grande Guerra e o nascimento da era moderna. Rio de Janeiro: Rocco, 1991.

FERGUSON, Niall. O horror da guerra: uma provocativa análise da Primeira Guerra Mundial. São Paulo: Planeta, 2014.

GIL, Carmen Zeli de Vargas; EUGENIO, Jonas Camargo. Ensino de História e temas sensíveis: abordagens teórico-metodológicas. Revista História Hoje, v. 7, n. 13, p. 139- 159, 2018. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/430/273, Acesso em 17 mai. 2023. DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v7i13.430

GINZBURG, Carlo. Medo, reverência, terror: quatro ensaios de iconografia política. São Paulo: Cia. das Letras, 2014.

GUÉNO, Jean-Pierre; LAPLUME, Yves (dir.). Paroles de poilus: lettres et carnets du front (1914- 1918). Paris: Librio, 2004.

HASTINGS, Max. Catástrofe 1914: a Europa vai à guerra. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014.

HERNÁNDEZ, Jesús. Tudo o que você deve saber sobre a Primeira Guerra Mundial. São Paulo: Madras, 2008.

KEEGAN, John. História ilustrada da Primeira Guerra Mundial. 3. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

KOSSOY, Boris. Fotografia e história. 2. ed. rev. Cotia, SP: Ateliê Editorial, 2001.

MOULTON, J. L. Os adversários. In: História do século XX: 1914-1919. São Paulo: Abril Cultural, 1968.

PANOFSKY, Erwin. El significado en las artes visuales. Madrid: Alianza, 1987.

PEREIRA, Nilton Mullet; SEFFNER, Fernando. Ensino de História: passados vivos e educação em questões sensíveis. Revista História Hoje, v. 7, n. 13, p. 14-33, 2018. DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v7i13.427

PERROT, Michelle. As mulheres ou os silêncios da história. Bauru/SP: Edusc, 2005.

PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2010.

_____. O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2009.

_____. Novos temas nas aulas de História. São Paulo: Contexto, 2018.

PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi. Por uma História prazerosa e consequente. In: KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2009, p. 17-36.

PIUBEL, Thays Merolla. Temas sensíveis no ensino de História: produzindo conhecimento histórico escolar na relação passado/presente. Escritas: Revista do Curso de História, Araguaina, v. 12, n. 2, p. 71-87, 2020. DOI: https://doi.org/10.20873/vol12n2pp71-87

RICHARD, Bernard. La France et la République dans les cartes postales patriotiques de la Grande Guerre. s. d. Disponível em: http://bernard-richard-histoire.com/2014/09/30/lyonne-dans-la-guerre-1914-1918/. Acesso em: 13 set. 2021.

SALIBA, Elias Thomé. Experiências e representações sociais: reflexões sobre o uso e o consumo das imagens. In: CIRCE BITTENCOURT (Org.). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997, p. 117-127.

SOUZA, Eder C. Cinema e audiovisual no ensino de História: questionamentos, abordagens e possibilidades de investigação. In: ANDRADE, J. A.; PEREIRA, N. M. (Orgs.). Ensino de História e suas práticas de pesquisa. 2. ed. São Leopoldo: Oikos, 2021, p. 308-324.

STANCIK, Marco A. O manuscrito e o iconográfico em cartões-postais belicosos: da apologia cavalheiresca à contestação da Grande Guerra (1914-1918) na França. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 22, p. 71-104, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-47142014000200004

_____. O imaginário sobre o militar em cartões-postais franceses (1900-1918). História, São Paulo, v. 31, p. 101-120, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-90742012000100007

_____. Primeira Guerra Mundial (1914-1918): viris cavaleiros do século XX em cartões-postais franceses. Riga/Letônia: NEA, 2019.

_____. Souvenirs da Grande Guerra (1914-1918): virilidade e feminilidade em cartões-postais franceses. 1. ed. Curitiba/PR: CRV, 2017.

STEVENSON, David. 1914-1918: a história da Primeira Guerra Mundial. Barueri/SP: Novo Século, 2016.

THIESSE, Anne-Marie. Ensinar a nação pela região: o exemplo da III República Francesa. Educação, Santa Maria, v. 34, n. 1, p. 13-28, jan./abr. 2009.

VINCENT, Gérard. Guerras ditas, guerras silenciadas e o enigma identitário. In: PROST, Antoine; VINCENT, Gérard. História da vida privada: da Primeira Guerra aos nossos dias. São Paulo: Cia. das Letras, 1992, p. 201-247.

WILLMOTT, H. P. Primeira Guerra Mundial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

Published

2023-08-31

How to Cite

Stancik, M. A. (2023). ENSINO DE HISTÓRIA: A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (1914-1918) EM CARTÕES-POSTAIS FRANCESES. Interdisciplinary Studies Journal, 5(4), 02–21. https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.691

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.