AS REPRESENTAÇÕES DOS POVOS INDÍGENAS TIMBIRA

UMA ANÁLISE A PARTIR DAS VISITAS GUIADAS DO CENTRO DE PESQUISA EM ARQUEOLOGIA E HISTÓRIA TIMBIRA (CPAHT)

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Autores

  • Thalia Braga Costa Universidade Federal do Maranhão https://orcid.org/0009-0005-9285-9713
  • Ilma Maria de Oliveira Silva Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.700

Palavras-chave:

Currículo, Povos Indígenas, CPAHT, Interculturalidade

Resumo

Este trabalho analisou as representações dos povos indígenas Timbira, a partir das visitas guiadas no Centro de Pesquisa em Arqueologia e História Timbira (CPAHT) da Universidade Estadual da Região Tocantina (UEMASUL). Utilizamos a abordagem qualitativa, a qual consistiu em uma pesquisa de campo que aconteceu no CPAHT. Observamos e registramos os questionamentos de alunos e professores em diário de bordo durante seis meses nas visitas guiadas. Recorremos às fontes primárias como Curt Nimuendajú e às narrativas de alunos das escolas municipais de Imperatriz-MA. Os principais autores que fundamentaram a pesquisa foram: Arroyo (2014); Candau (2014); Freire (2000); Luciano Baniwa (2016); e Silva (2012). A pesquisa apontou visões estereotipadas e enraizadas no processo de ensino e aprendizagem, as quais são implicitamente fortalecidas nas narrativas de alunos e professores. Nesse sentido, concluímos, a partir da pesquisa, que se fazem necessários a participação de todos os educadores e o desenvolvimento de políticas educacionais para a valorização da diversidade cultural existente na sociedade brasileira.  

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Biografia do Autor

Thalia Braga Costa, Universidade Federal do Maranhão

Pedagoga pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Especialista em Psicopedagogia pelo Instituto Sinapse. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Áreas de interesse de pesquisa: Povos Indígenas. Educação Intercultural. Currículo escolar.

Ilma Maria de Oliveira Silva, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinosl - UNISINOS (2018), na linha de pesquisa Sociedades Indígenas, Cultura e Memória. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão -UFMA (2012), na linha de pesquisa Instituições Escolares, Saberes e Práticas educativas. Especialista em Administração e Supervisão Escolar pela Faculdade Integrada de Amparo (2002), Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Maranhão -(UEMA- (2004). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão -UFMA- (2000). Professora do Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Coordenadora do Curso de Pós- Graduação Lato Sensu em Educação: Didática do Ensino Superior. É professora Adjunta I da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL, no curso de Pedagogia. Pesquisadora associada da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação - ANPEd. Vinculada ao Grupo de Pesquisa História das Instituições, Práticas Educativas e Sujeitos Históricos (UFMA) e ao Grupo de Pesquisa em Diálogos Interculturais e Práticas Educativas ? DIPE(UFMA). Tem experiência na área de História, com destaque em História e Cultura dos povos Indígenas Brasileiro e na Educação com ênfase em Currículo, Estágio Supervisionado, Práticas Educativas e Didática. 

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Publicado

2024-01-03

Como Citar

Costa, T. B., & Silva, I. M. . de O. (2024). AS REPRESENTAÇÕES DOS POVOS INDÍGENAS TIMBIRA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS VISITAS GUIADAS DO CENTRO DE PESQUISA EM ARQUEOLOGIA E HISTÓRIA TIMBIRA (CPAHT). Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(7), 215–232. https://doi.org/10.56579/rei.v5i7.700

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