NUANCES DO APRENDIZADO ONLINE ANTES E DURANTE A PANDEMIA

UMA REVISÃO DE TEMAS DA ANPED E DA RBE

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Autores

  • Reniel Avelar Universidade Federal do Triângulo Mineiro https://orcid.org/0009-0000-0735-2496
  • Alexandra Bujokas de Siqueira Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.689

Palavras-chave:

Ensino Remoto, Pandemia de covid-19, Mídias Digitais; Pandemia; Ensino Remoto; Professores; Tecnologias, Pesquisa

Resumo

O presente trabalho faz uma revisão bibliográfica do tipo narrativa a fim de identificar temas e nuances relacionados ao ensino online antes e depois da pandemia de Covid 19. Para tanto, foram selecionados 17 artigos publicados na Revista Brasileira de Educação (RBE), por sua vinculação com a ANPEd, um dos mais importantes representantes do cenário acadêmico e das pesquisas sobre educação. A triagem compreendeu o início de 2020 ao início de 2023 e incluiu trabalhos que abordassem o uso de tecnologias de comunicação e informação em contexto educacionais relacionados ou não com a pandemia de Covid-19, podendo ser estudos de revisão, estudos empíricos e disponíveis na íntegra para leitura. Os critérios de exclusão foram: aplicação de tecnologias de comunicação e informação em contextos não educacionais ou não voltados para a avaliação da tecnologia para o desenvolvimento pedagógico de professores ou alunos, estudos focados em grupos com transtornos de aprendizagem específicos e trabalhos que não estivessem disponíveis integralmente para leitura. Os resultados da análise destacam, entre outros, os seguintes pontos: o conectivismo ganha relevância na reconfiguração das redes de ensino e aprendizagem, a pandemia reforçou uma "desterritorialização do ensino" que já vinha em curso devido ao avanço da internet, há uma demanda urgente para se adotar abordagens adequadas para lidar com a vasta quantidade de informações disponíveis. As percepções de estudantes e professores sobre diferentes modalidades de ensino durante a pandemia não são propriamente otimistas mas, ainda assim, a maioria acredita que a modalidade híbrida será a mais utilizada no ensino superior no futuro. Por fim, há um movimento de “desescolarização” impulsionado pela tecnologia, com ênfase na aprendizagem contínua e na transferência do poder institucional da escola para o indivíduo, movimento esse influenciado por políticas neoliberais que pressionam por uma transformação do sistema educacional tradicional.

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Biografia do Autor

Reniel Avelar, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro.

Alexandra Bujokas de Siqueira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduada em jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (1991-1994), fez mestrado em Educação pela Unesp (1995-1998) e doutorado em Educação Escolar pela mesma universidade (2001-2005). Fez doutorado sanduíche (2004) e pós-doutorado (2006-2007) na The Open University (Inglaterra). Foi pesquisadora visitante do London Knowledge Lab do Instituto de Educação da Universidade de Londres (2011-2012). Atualmente, é professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, onde ministra disciplinas sobre leitura crítica da mídia (bacharelado em Serviço Social) e uso de mídias na educação (licenciaturas em História e Geografia) . É docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação, coordena o Laboratório de Mídia-educação e é líder do grupo de pesquisa "Bruxas Educadoras: educação, mídia e feminismos". Foi bolsista do Programa Pesquisador Mineiro da Fapemig (2014-2016) e, atualmente, desenvolve projetos de pesquisa em Alfabetização Midiática e Informacional, Educação Aberta e Pedagogia Feminista.

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

Avelar, R., & Bujokas de Siqueira, A. (2023). NUANCES DO APRENDIZADO ONLINE ANTES E DURANTE A PANDEMIA: UMA REVISÃO DE TEMAS DA ANPED E DA RBE. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(4), 113–129. https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.689

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