A LITERATURA DE BORDERLANDS ENQUANTO FERRAMENTA PARADIDÁTICA PARA UM ENSINO DECOLONIAL DE LÍNGUA INGLESA

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Autores

  • Marcos Vinicius Rodrigues Universidade Federal da Grande Dourados
  • Leoné Astride Barzotto Universidade Federal da Grande Dourados

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.699

Palavras-chave:

Literatura Pós-colonial, Pensamento Liminar, Fronteiras, Decolonialismo

Resumo

Esta pesquisa pretende ilustrar como a obra Borderlands / La Frontera = The New Mestiza (1987) de Gloria Anzaldúa tem o potencial de se tornar ferramenta paradidática para um ensino decolonial de língua inglesa para o ensino fundamental – anos finais. Ao lado disso, esta pesquisa preside discussões sobre a urgência da educação decolonial no contexto de neoliberalização das instituições de ensino e supervalorização do conhecimento euro-ocidental e como Borderlands / La Frontera = The New Mestiza (1987) pode ser usada como uma leitura que fale contra essas práticas neoliberais eurocentradas. Para tanto, mapeia-se as habilidades e competências promulgadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que encontram oportunidades de desenvolvimento a partir da leitura paradidática do livro de Anzaldúa (1987), bem como revisa-se algumas teorias sobre didática, pedagogia e educação decoloniais — tais quais as propostas insurgentes de Chaves (2021), Franco (2022) e Bezerra et al. (2020). A ilustração de como Borderlands / La Frontera = The New Mestiza (1987) tem potencial de se tornar uma ferramenta paradidática em direção a um ensino decolonial de língua inglesa mostra-se bem-sucedida, já que o livro de Anzaldúa está em conformidade com o que promulga a BNCC para o currículo de língua inglesa. 

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Biografia do Autor

Marcos Vinicius Rodrigues, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduando em Letras (UFGD); Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) -CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Leoné Astride Barzotto, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui graduação em Letras Português / Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (2002); mestrado em Letras / Diálogos Culturais pela Universidade Estadual de Londrina (2005); doutorado em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (2008) assim como Doutorado-sanduíche (CAPES) pela Indiana University at Bloomington, Estados Unidos (2007). Atualmente é Professora Associada - Nível III - com dedicação exclusiva na Universidade Federal da Grande Dourados, MS. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (Mestrado) da UFGD; área de concentração: Literaturas e Práticas Culturais. Vice-coordenadora do Mestrado (2010-2012) - PPGLetras. Coordenadora do Mestrado em Letras da UFGD (Ago./2012-Ago./2014). É parecerista da Revista Acta Scientiarum: Language and Culture (UEM), parecerista da Revista Estação Literária (UEL), parecerista da Revista Arredia Facale-UFGD e parecerista da Revista Raído do Mestrado em Letras da UFGD. Membro do Conselho Editorial da Revista Acta Scientiarum Language and Culture (UEM). Editora da Revista Raído UFGD (2014-2017), na área de Literatura e Práticas Culturais. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: literaturas de expressão inglesa; língua inglesa; literatura inglesa pós-colonial; pós-colonialismo; língua inglesa instrumental; interfaces entre língua, cultura e literatura, identidade cultural, processos migratórios, transnacionalismo e mobilidades culturais; saberes decoloniais latino-americanos; pensamento liminar; América Latina e Caribe. Fez parte da Equipe de Revisoras de Conteúdo Didático Digital da EAD/UFGD (2012-2015) onde também atuou como Professora-Formadora de Língua Inglesa Instrumental e ministra capacitação de PCDD (Produção de Conteúdo Didático Digital) para a EaD/UFGD. É membro do GT da ANPOLL: Relações Literárias Interamericanas desde 2008 e foi coordenadora do GT, na gestão 2018-2021. Tem Pós-Doutorado em Literatura com estágio na Universidade da Califórnia em Berkeley (CAPES 2015-2016). Bolsista Produtividade CNPq - PQ 02.

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

Rodrigues, M. V., & Astride Barzotto, L. (2023). A LITERATURA DE BORDERLANDS ENQUANTO FERRAMENTA PARADIDÁTICA PARA UM ENSINO DECOLONIAL DE LÍNGUA INGLESA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(4), 52–68. https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.699

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