MONITORIA NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA

CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE - RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.822

Palavras-chave:

Aprendizagem; Educação do Campo; Formação docente

Resumo

A monitoria é reconhecida no contexto educacional como um recurso valioso para formação de futuros educadores, proporcionando desenvolvimento de habilidades e competências nos envolvidos. Assim relatar experiências e discutir a importância da monitoria torna-se essencial e por isso, trazemos neste artigo um relato de experiência vivenciado durante uma componente curricular de Química no Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí, na cidade de Picos. Durante a componente curricular o monitor vivenciou desafios, como sanar dúvidas, apresentar estratégias de ensino para melhorar o aprendizado, elaborar atividades didáticas, criar ilustrações, usar aplicativos educacionais, além de participar da elaboração de aulas experimentais com materiais de baixo custo, relacionando a Química com cotidiano dos estudantes. Essas vivências possibilitaram ao monitor compreender a importância da monitoria na formação do educador, sendo uma ferramenta eficaz na formação docente, ao promover a interação entre monitores e estudantes, estimular o uso de recursos didáticos inovadores e possibilitar a realização de aulas experimentais, contribuindo dessa forma para que haja formação profissional significativa e com maior engajamento dos envolvidos.

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Biografia do Autor

José Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Piauí

Graduando do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza na Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros.

Edneide Maria Ferreira da Silva, Universidade Federal do Piauí

Professora Adjunta da UFPI. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Ensino de Química e em Coordenação Escolar, ambos pela UFC. Graduada em Ciências e Licenciada em Química pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do “Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências” (NEspEC) e líder do grupo de pesquisa “Estratégias para o Ensino de Ciências que contribuem para o Letramento/Alfabetização e Divulgação Científica” (EECL/ADC). Coordena projetos de pesquisa e extensão com ações vinculadas às mídias digitais e que têm como finalidade, realizar a divulgação do conhecimento químico por meio de linguagem acessível promovendo a interatividade e estimulando o interesse pela Ciência. Além disso, coordenou o “I Ciclo de Webnários temáticos” e “Cinelec: cinema e leituras científicas”.

Luciano Clécio Brandão Lima, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológicas pela Universidade Federal do Piauí (2012), possui mestrado em Química pela Universidade Federal do Piauí (2015) e Doutorando em Química pela UFPI (2020). Realizou estágio de doutorado-sanduíche pelo Programa CAPES/COFECUB (Capes como agência de fomento pelo projeto n° 835/15), no período de Agosto/2018 a Julho/2019, no Laboratoire d'Arqueologie Moleculaire et Structurale, na Université Pierre et Marie Curie - Sorbonne Université, Paris-França. Foi professor substituto na UFPI nos períodos 2017.1 e 2017.2 e atualmente é técnico de laboratório / química da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Química e Ciência dos Materiais, com ênfase em Química Inorgânica Biomateriais e Biopolimeros, atuando principalmente nos seguintes temas: materiais argilosos e biopolímeros; modificação de superfícies, caracterização de materiais, adsorção, pigmentos, origem da vida.

Fabrícia de Castro Silva, Universidade Federal do Piauí

Professora adjunta na Universidade Federal do Piauí, no curso de Licenciatura em Educação do campo/Ciências da Natureza, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros.

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Publicado

2024-05-01

Como Citar

Rodrigues da Silva, J., Edneide Maria Ferreira da Silva, Luciano Clécio Brandão Lima, & Silva, F. de C. (2024). MONITORIA NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE - RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista De Estudos Interdisciplinares , 6(1), 01–23. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.822

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