MONITORIA NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA

CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE - RELATO DE EXPERIÊNCIA

Visualizações: 425

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.822

Palabras clave:

Aprendizagem; Educação do Campo; Formação docente

Resumen

A monitoria é reconhecida no contexto educacional como um recurso valioso para formação de futuros educadores, proporcionando desenvolvimento de habilidades e competências nos envolvidos. Assim relatar experiências e discutir a importância da monitoria torna-se essencial e por isso, trazemos neste artigo um relato de experiência vivenciado durante uma componente curricular de Química no Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí, na cidade de Picos. Durante a componente curricular o monitor vivenciou desafios, como sanar dúvidas, apresentar estratégias de ensino para melhorar o aprendizado, elaborar atividades didáticas, criar ilustrações, usar aplicativos educacionais, além de participar da elaboração de aulas experimentais com materiais de baixo custo, relacionando a Química com cotidiano dos estudantes. Essas vivências possibilitaram ao monitor compreender a importância da monitoria na formação do educador, sendo uma ferramenta eficaz na formação docente, ao promover a interação entre monitores e estudantes, estimular o uso de recursos didáticos inovadores e possibilitar a realização de aulas experimentais, contribuindo dessa forma para que haja formação profissional significativa e com maior engajamento dos envolvidos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Piauí

Graduando do Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza na Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros.

Edneide Maria Ferreira da Silva, Universidade Federal do Piauí

Professora Adjunta da UFPI. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Ensino de Química e em Coordenação Escolar, ambos pela UFC. Graduada em Ciências e Licenciada em Química pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do “Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências” (NEspEC) e líder do grupo de pesquisa “Estratégias para o Ensino de Ciências que contribuem para o Letramento/Alfabetização e Divulgação Científica” (EECL/ADC). Coordena projetos de pesquisa e extensão com ações vinculadas às mídias digitais e que têm como finalidade, realizar a divulgação do conhecimento químico por meio de linguagem acessível promovendo a interatividade e estimulando o interesse pela Ciência. Além disso, coordenou o “I Ciclo de Webnários temáticos” e “Cinelec: cinema e leituras científicas”.

Luciano Clécio Brandão Lima, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológicas pela Universidade Federal do Piauí (2012), possui mestrado em Química pela Universidade Federal do Piauí (2015) e Doutorando em Química pela UFPI (2020). Realizou estágio de doutorado-sanduíche pelo Programa CAPES/COFECUB (Capes como agência de fomento pelo projeto n° 835/15), no período de Agosto/2018 a Julho/2019, no Laboratoire d'Arqueologie Moleculaire et Structurale, na Université Pierre et Marie Curie - Sorbonne Université, Paris-França. Foi professor substituto na UFPI nos períodos 2017.1 e 2017.2 e atualmente é técnico de laboratório / química da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Química e Ciência dos Materiais, com ênfase em Química Inorgânica Biomateriais e Biopolimeros, atuando principalmente nos seguintes temas: materiais argilosos e biopolímeros; modificação de superfícies, caracterização de materiais, adsorção, pigmentos, origem da vida.

Fabrícia de Castro Silva, Universidad Federal de Piauí

Profesora adjunta en la Universidad Federal de Piauí, en la Licenciatura en Educación Rural/Ciencias Naturales, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros.

Citas

ANDRADE, R. S.; VIANA, K. S. L. Atividades experimentais no ensino da Química: distanciamentos e aproximações da avaliação de quarta geração. Ciência & Educação, v. 23, n. 2, p. 507-522. 2017. DOI: 10.1590/1516-731320170020014

AMORIM, R. M.; LIRA, T. H.; OLIVEIRA, M. P.; PALMEIRA, A. P. O papel da monitoria para a formação de professores: cenários, itinerários e possibilidades no contexto atual. Revista Exitus, v. 2, n. 2, p. 33-47. 2012. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/100/100 Acesso em: 06 fev. 2023.

AMORIM, T. B.; PAIXÃO, M. F. M.; SILVA, A. G. C. A importância da monitoria para o aprendizado de Química. Revista de Ensino de Engenharia, v. 36, n. 2, p. 27-34. 2017. DOI: 10.5935/2236-0158.20170011

ARAÚJO, T. V. M.; GOLL, L. G.; SOARES, C. R. M.; WADICK, E. V. Utilização de materiais de multimídia na abordagem conceitual da fotossíntese no ensino remoto. Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 3, p 218-228. 2022. Disponível: https://rebena.emnuvens.com.br/revista/article/view/36. Acesso em: 03 fev. 2023.

BENITE, C. R. M.; BENITE, A. M. C.; ECHEVERRIA, A. R.. A pesquisa na formação de formadores de professores: em foco, a educação química. Química Nova na Escola, v. 32, n. 4, p. 257-266. 2010. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/bitstream/ri/13651/5/Artigo%20-%20Claudio%20Roberto%20Machado%20Benite%20-%202010.pdf

BRAGA, M. C.; FREITAS, H. A. A monitoria acadêmica como aliada no processo de formação teórico-prática de licenciandos em ciências biológicas. Revista de Iniciação à Docência, v. 6, n. 2, p. 155-170. 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.8935

BRASIL. Lei Nº 5.540, de 28 de novembro de 1968. Fixa normas de organização e funcionamento do ensino superior e sua articulação com a escola média, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília. DF: 28 nov. 1968. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5540.htm. Acesso em: 03 fev. 2023.

BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília. DF: 20 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 03 fev. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Universidade Federal do Piauí. Resolução do CEPEX/UFPI Nº 076 de 09 de junho de 2015. Regulamenta o Programa de Monitoria para os Cursos de Graduação da UFPI. Teresina, PI: 10 jun. 2015. Disponível em: https://ufpi.br/arquivos_download/arquivos/CAC/RESOLUCAO_76_201520180409143620.pdf. Acesso em: 03 fev. 2023.

CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J.; VILCHES, A. (Orgs.). A Necessária Renovação do Ensino das Ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

CIRÍACO, M. G. S. A formação de professores de química: reflexões teóricas. In: Encontro de Pesquisa em Educação da UFPI, 5, 2009, Teresina. Anais... Terezinha: UFPI, 2009.

CORREIA, C.; GAMA, M.; LIMA, A.; DANTAS, K. A experimentação com utilização de materiais alternativos como instrumento para o ensino de Química. In: Simpósio Brasileiro de Educação Química, 12., Fortaleza, 2014. Disponível em: http://www.abq.org.br/simpequi/2014/trabalhos/91/4234-16308.html. Acesso em: 27 jan. 2023.

DANTAS, O. M. Monitoria: fonte de saberes à docência superior. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 95, n. 241, p. 567-589. 2014. DOI: 10.1590/S2176-6681/301611386

DANTAS, A. B.; CANDEIRO, C. R. A. Relato de Experiência: Atividade de Monitoria em Mineralogia Aplicada à Química no Campus Pontal da Universidade Federal de Uberlândia. UNICIÊNCIAS, v. 22, n. 1, p. 33-37. 2018. DOI: 10.17921/1415-5141.2018v22n1p33-37.

FARIAS, P. V. B.; COELHO, M. T. B. F. Contribuições da monitoria ao uso de metodologias ativas na formação de educadores. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 7634-7643. 2021. DOI: 10.34117/bjdv7n1-518.

FRISON, L. M. B. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Pro-Posições, v. 27, n. 1 (79), p. 133-153. 2016. DOI: 10.1590/0103-7307201607908.

GONÇALVES, M. F.; GONÇALVES, A. M.; FIALHO, B. F.; GONÇALVES, I. M. F. A importância da monitoria acadêmica no ensino superior. Revista Pemo, v. 3, n. 1, e313757, p. 1-12. 2021. DOI:10.47149/pemo.v3i1.3757.

RESENDE, D. R.; CASTRO, R. A.; PINHEIRO, P. C. O Saber Popular nas Aulas de Química: Relato de Experiência Envolvendo a Produção do Vinho de Laranja e sua Interpretação no Ensino Médio. Química nova na escola, v. 32, n. 3, p. 151-160. 2010. Disponível em: http://projetoseeduc.cecierj.edu.br/eja/recurso-multimidia-professor/quimica/novaeja/m2u12/o-saber-popular-nas-aulas-de-quimica_04-RSA-5409.pdf. Acesso em: 25 jan. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Edital para seleção de monitores remunerados e monitores não remunerados, do curso de Licenciatura em Educação do Campo que integrarão o Programa de Monitoria da Universidade Federal no período letivo 2022.2. 2022, Teresina, 13 de setembro de 2022. Disponível em: https://ufpi.br/arquivos_download/arquivos/2022/Edital_15_LEDOC_e_anexos_2022.2_PREG._CAAC_de_19.092022_.pdf. Acesso em: 05 fev. 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, área Ciências da Natureza/Presencial, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, Picos - Piauí, 2021.

Publicado

2024-05-01

Cómo citar

Rodrigues da Silva, J., Edneide Maria Ferreira da Silva, Luciano Clécio Brandão Lima, & Silva, F. de C. (2024). MONITORIA NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE - RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista De Estudios Interdisciplinarios, 6(1), 01–23. https://doi.org/10.56579/rei.v6i1.822

Artículos similares

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.