Sobre a Revista

A Revista de Estudos Interdisciplinares tem como foco principal promover a convergência e a interação entre diversas áreas do conhecimento a partir de diálogos interdisciplinares. Seu objetivo é disseminar informação através da publicação de artigos originais que apresentem resultados e/ou trajetórias relevantes de pesquisas e desenvolvimentos conduzidos por pesquisadores com paradigma relevante em sua área do conhecimento. A revista busca propiciar um ambiente de debate enriquecedor entre quem escreve e quem lê autores e leitores, estimulando a reflexão crítica e o aprimoramento contínuo do saber através de pesquisas e relatos de experiências que envolvam a grande área das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.

A Revista de Estudos Interdisciplinares busca ser um espaço inclusivo e dinâmico para a promoção do conhecimento, incentivando a colaboração entre diferentes campos do saber, sobretudo, promovendo a construção de novos paradigmas interdisciplinares.

Notícias

O fim do Qualis e Melhorias no Processo de Indexação da Revista de Estudos Interdisciplinares

2024-11-13

Prezados(as) autores(as), pareceristas e leitores(as) da Revista de Estudos Interdisciplinares,

A Equipe Editorial da Revista de Estudos Interdisciplinares (REI) tem acompanhado atentamente as repercussões após a CAPES divulgar o Ofício Circular n.º 46/2024-DAV/CAPES, de 03 de outubro, que altera a forma de avaliação da produção científica nacional. No segundo parágrafo do documento, lê-se que a nova classificação não utilizará o Qualis tradicional, mas sim “indicadores bibliométricos” do artigo e do periódico, além de uma “análise qualitativa”.

Em resumo, a CAPES descontinuará o Qualis Periódicos, criado em 2000 com o propósito de avaliar a produção acadêmica dos programas de pós-graduação, o qual se tornou uma referência fundamental para a escolha de revistas onde publicar. Embora alguns celebrem o fim do Qualis, devido a críticas aos procedimentos adotados para avaliar revistas, outros, como nós da REI, observam atentamente as potenciais mudanças e o impacto desse novo processo.

 

Saiba mais sobre O fim do Qualis e Melhorias no Processo de Indexação da Revista de Estudos Interdisciplinares

Edição Atual

v. 6 n. 4 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES
					Visualizar v. 6 n. 4 (2024): REVISTA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES
Publicado: 2024-10-28

ARTIGOS

  • SIRTET UM JOGO SÉRIO PARA REABILITAÇÃO DO MEMBRO SUPERIOR DE PACIENTES COM ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

    Andressa Queiróz do Nascimento, Bianka Schmitt Custódio, Antonio Vinicius Soares, Fabrício Noveletto, Fernando Luís Fischer Eichinger
    01-21

    Visualizações: 85
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.994
  • EXPLORANDO RELAÇÕES ENTRE IDENTIDADE DOCENTE E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

    Daniel Azevedo de Brito, Silvina Pimentel Silva, Leiliane Frota Correia Lima
    01-15

    Visualizações: 61
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1198
  • MICROBIOTA PATOGÊNICA E RESISTÊNCIA AOS ANTIMICROBIANOS EM INDIVÍDUOS COM INFECÇÃO DO TRATO URINÁRIO

    Bernardo Mattiello Cazella, Aline Pertile Remor
    01-13

    Visualizações: 47
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1032
  • DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DO 'EVOLUA SAÚDE UM APLICATIVO PARA PROMOÇÃO DE HÁBITOS SAUDÁVEIS E CONTROLE DE PESO NO CONTEXTO BRASILEIRO

    Allan Bismarck de Souza Santos, Ricardo Argenton Ramos, Luciana da Silva Lirani
    01-17

    Visualizações: 104
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1187
  • TRANSGENERIDADES E DIREITO DE FAMÍLIA UM OLHAR SOBRE PROJETOS APRESENTADOS NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

    Larissa Michelle Perdigão-Nass, Michelle Zampieri Ipolito
    01-23

    Visualizações: 55
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1291
  • PERCEPÇÃO DOS IMIGRANTES EM VIDEIRA/SC SOBRE A LEI 4.063/2022 E A CENTRAL DO IMIGRANTE

    Aline dos Santos Galbiatti Drohson, Jacskon Felipe Soares dos Santos, Stefani Juliana Pereira Vieira, Leandro Hupalo
    01-19

    Visualizações: 63
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1318
  • CIÊNCIAS, LINGUAGENS E INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

    Kelly Medeiros dos Santos, Erica do Espirito Santo Hermel
    01-25

    Visualizações: 35
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1161
  • ROBÔS HUMANOIDES NO CONTEXTO EDUCACIONAL E TERAPÊUTICO DE CRIANÇAS COM AUTISMO CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES

    George França dos Santos, Héllen Souza Luz, Simone Lima de Arruda Irigon, Ricardo Loureiro Soares
    01-25

    Visualizações: 48
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1306
  • DESVELANDO O USO DE TERMOS CIENTÍFICOS EM XAMPUS POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS ORGÂNICAS

    João Victor Nunes Durço, Rafaelle Bonzanini, Adriano Lopes Romero
    01-26

    Visualizações: 38
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1072
  • CORRENTES E ESTILOS DE AGRICULTURA DE BASE ECOLÓGICA NO BRASIL ORIGENS, CONTEXTOS, SUJEITOS E ORGANIZAÇÕES

    Marcio Harrison dos Santos Ferreira, Adriana Ferreira Nascimento, José Henrique Santos Souza, Cristiane Moraes Marinho, Helder Ribeiro Freitas
    01-25

    Visualizações: 27
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1288
  • ACOLHIMENTO ESCOLAR E INCLUSÃO DE CRIANÇAS EM SITUAÇÃO DE REFÚGIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Marcia Teixeira, Andreia Cristiane Silva Wiezzel
    01-23

    Visualizações: 14
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.879

RESENHAS

  • O BRASIL MULTIFACETADO GÊNERO, DEMOCRACIA E DESIGUALDADES NO SÉCULO XXI

    Iris Nabolotnyj Martinez, Marina Grandi Giongo
    01-10

    Visualizações: 55
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i3.1184

DOSSIÊ: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

  • INCLUSÃO E SUSTENTABILIDADE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NUMA TURMA DE ENSINO REGULAR DE VITÓRIA/ES

    Jolimar Cosmo, Fernando Domingos Vieira Sartorio, Marciane Cosmo Louzada, Hiran Pinel
    01-18

    Visualizações: 48
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1653
  • UMA ANÁLISE DA INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA DA GESTÃO DA REDE MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL DE PALMAS-TO

    Luana Cristina Santos da Silva, Lisiane Costa Claro, Hardalla Santos do Valle
    01-24

    Visualizações: 49
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1654
  • A PARTICIPAÇÃO INFANTIL NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO INFANTIL ALGUMAS IMPLICAÇÕES

    Jorge dos Santos Silva, Maria Regina dos Santos Costa, Karla Bianca Freitas de Souza Monteiro
    01-16

    Visualizações: 49
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1643
  • AVALIAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO DA UFMG A PARTIR DOS ENADES 2011, 2014, 2017 E 2020

    Daniele Nunes Caetano de Sá
    01-18

    Visualizações: 43
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1640
  • EVASÃO E REPROVAÇÃO NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA ESCOLA NORMAL SUPERIOR DA UEA DESAFIOS E PERSPECTIVAS

    Rosilene Gomes da Silva Ferreira, Hileia Monteiro Maciel Cabral, Jéssica da Cruz Chagas
    01-15

    Visualizações: 30
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1646
  • A FORMAÇÃO ÉTICA E CIDADÃ DO EDUCANDO ATRAVÉS DA TRANSVERSALIDADE NA DISCIPLINA DA LÍNGUA PORTUGUESA

    Cláudia Simonetti Silva Oliveira, Daniel do Nascimento Oliveira, Juliana do Carmo da Silva Oliveira, Damares da Silva Barbosa Batista
    01-18

    Visualizações: 64
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v6i4.1652
Ver Todas as Edições