Sobre a Revista

A Revista de Estudos Interdisciplinares tem como foco principal promover a convergência e a interação entre diversas áreas do conhecimento a partir de diálogos interdisciplinares. Seu objetivo é disseminar informação através da publicação de artigos originais que apresentem resultados e/ou trajetórias relevantes de pesquisas e desenvolvimentos conduzidos por pesquisadores com paradigma relevante em sua área do conhecimento. A revista busca propiciar um ambiente de debate enriquecedor entre quem escreve e quem lê autores e leitores, estimulando a reflexão crítica e o aprimoramento contínuo do saber através de pesquisas e relatos de experiências que envolvam a grande área das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.

A Revista de Estudos Interdisciplinares busca ser um espaço inclusivo e dinâmico para a promoção do conhecimento, incentivando a colaboração entre diferentes campos do saber, sobretudo, promovendo a construção de novos paradigmas interdisciplinares.

Notícias

2025-06-03

O Centro de Estudos Interdisciplinares (CEEINTER) anuncia a abertura da chamada pública para proposição de Grupos de Trabalho (GTs) no âmbito do V Seminário Internacional de História e Educação, que ocorrerá nos dias 26, 27 e 28 de agosto de 2025, em formato online. Com a temática central “Formação Docente, Currículo e Desigualdades em Perspectiva Histórica”, o evento busca fomentar o diálogo acadêmico, o intercâmbio de experiências e o fortalecimento da pesquisa crítica nas áreas de História, Educação, Ciências Humanas e Sociais.

As propostas de GTs devem estar alinhadas à temática central do evento e inseridas em um dos 18 eixos temáticos disponíveis, que contemplam desde a avaliação educacional até questões emergentes como inteligência artificial, justiça climática, educação inclusiva e interseccionalidades. Cada GT deve ser coordenado por no mínimo duas e no máximo três pessoas, preferencialmente com titulação de doutorado e vinculadas a instituições distintas.

As atividades dos GTs estão previstas para os turnos da manhã (26 e 27/08) e da tarde (28/08), com a expectativa de reunir entre 5 e 15 trabalhos por grupo. A participação pode envolver comunicações de pesquisas, relatos de experiências, performances ou outras formas de apresentação alinhadas às temáticas propostas.

Saiba mais sobre

Edição Atual

v. 7 n. 3 (2025): Revista de Estudos Interdisciplinares
					Visualizar v. 7 n. 3 (2025): Revista de Estudos Interdisciplinares
Publicado: 2025-05-08

ARTIGOS

  • REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE SER PROFESSOR UMA ANÁLISE DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO INICIAL

    Lowise Souza, Adriana Vicente Bicalho, Aliana Vicente da Silva Montalvão, Felipe da Silva Triani
    01-16

    Visualizações: 195
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1703
  • CULTURA ORGANIZACIONAL POLICIAL-MILITAR E REGULAMENTOS DISCIPLINARES UM ENSAIO TEÓRICO

    João Paulo de Sousa Ferreira, José Jacson de Oliveira Silva, Marcleide Maria Macêdo Pederneiras, Vorster Queiroga Alves
    01-15

    Visualizações: 221
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1443
  • MASCULINIDADES E PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO SENTIDOS (CO)PRODUZIDOS POR JOVENS ESTUDANTES DO AGRESTE PERNAMBUCANO

    Jullyane Chagas Barboza Brasilino, Jorge Edielson Costa Gueiros
    01-23

    Visualizações: 120
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.2044
  • ACIDENTES DE TRABALHO GRAVES EM IDOSOS NO BRASIL ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA DOS ANOS 2010, 2015 E 2020

    Lucas França Garcia; Ana Beatriz Zequim Maldonado, Jade Lingiardi Altoé, Ely Mitie Massuda , Milena Ribeiro Mariucio Aranha , Simone Milani Rodruigues, Marcos Aurelio Brambilla
    01-18

    Visualizações: 144
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1588
  • ESCOLHAS E SIGNIFICADOS O QUE PERMEIA A TRAJETÓRIA DO MÉDICO PROFESSOR?

    Daniele Freitas Bica Madalozzo, Luci dos Santos Bernardi
    01-15

    Visualizações: 124
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1333
  • AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL E QUALIDADE DE VIDA EM ADULTOS SOBREVIVENTES À INTERNAÇÃO EM UTI

    Ana Carolina Rezende, Sabrina Gilgen, Vitor Hugo Silva Pastorello, Eduardo Lafaiette de Oliveira
    01-19

    Visualizações: 140
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1705
  • DESENVOLVIMENTO DE UM INSTRUMENTO PARA PROFESSORES RASTREAREM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM ESCOLARES ADOLESCENTES

    Márcia Helena Rodrigues de Freitas Arend, Jonathan Jardim da Silva, Rodrigo de Souza Balk, Susane Graup
    01-15

    Visualizações: 47
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1776
  • GOVERNANÇA PÚBLICA NA SAÚDE MENTAL NO ESTADO DO AMAZONAS PERSPECTIVAS DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

    José Osmar Martins Júnior
    01-19

    Visualizações: 36
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.2067
  • ETANOL DE MANDIOCA OTIMIZANDO A PRODUÇÃO ATRAVÉS DA IDADE DE COLHEITA E ANÁLISE DE GLICOSE

    Guilherme Benko de Siqueira, Ana Larissa Vieira dos Santos, Domingos Bomfim, Ana Beatriz Garcia Faitarone, Eliane Regina Archangelo
    01-21

    Visualizações: 23
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1704
  • AUTOPERCEPÇÃO DE SAÚDE, DE QUALIDADE DE VIDA E DE RELACIONAMENTO SOCIAL DE MULHERES DEPRESSIVAS

    Renan Felipe Rasia, Giovana Smolski Driemeier, Moane Marchesan Krug , Rodrigo de Rosso Krug
    01-13

    Visualizações: 12
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1335
  • CINZAS OFUSCANDO HORIZONTES E REVELANDO DISCURSOS A PERCEPÇÃO COLETIVA DA CRISE AMBIENTAL DAS QUEIMADAS EM UMA PESQUISA DE OPINIÃO FEITA NO RIO GRANDE DO SUL

    Lucimara Rocha de Souza, Vanessa Steigleder Neubauer, Natalia Hauenstein Eckert
    01-22

    Visualizações: 8
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.2065

DOSSIÊ CORPORALIDADES PLURAIS: RELAÇÕES DE GÊNERO, SOCIABILIDADES E FORMAS DE RE-EXISTÊNCIA

DOSSIÊ: INTERSECÇÕES CONTEMPORÂNEAS ENTRE CULTURA E POLÍTICA

  • A ERA DO HIBRIDISMO REFLEXÕES E INTERSEÇÕES PARA E COM A EDUCAÇÃO

    Aline Debossan Velozo, Eder Gomes de Oliveira, Carla Nunes Trevisan Trevisan , Ronaldo Henrique Santana
    01-12

    Visualizações: 1
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1839
  • CONVERGÊNCIAS ENTRE ARTE, EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

    Iva Marques Rocha, Taís Helena Palhares
    01-14

    Visualizações: 0
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.2307
  • CIBERESPAÇO, MIGRAÇÃO E EDUCAÇÃO EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NA ERA DIGITAL

    José Elias Antunes Neto, Nilda Beatriz do Nascimento Lesmo , Rosângela Aparecida Campos de Oliveira, Cristóvão Domingos de Almeida
    01-23

    Visualizações: 1
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.2060
  • A CADEIRADA NO DEBATE TELEVISIVO E OS SENTIDOS PARA A POLÍTICA, DEMOCRACIA E A VIDA SOCIAL

    Wesley Souza Mendonça, Ana Carolina Fazzio Soares, Aline Wendpap Nunes de Siqueira
    01-15

    Visualizações: 3
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1765

DOSSIÊ: DIÁLOGOS MULTIDISCIPLINARES NAS CIÊNCIAS HUMANAS: CONSTRUINDO SENTIDOS EM UM MUNDO EM TRANSIÇÃO

  • LINHAS DE FUGA CLASSE SOCIAL COMO FATOR NA RESISTÊNCIA LÉSBICA

    Camila Pupulin, Vanessa Cristina Pech dos Santos, Adriana de Senna Kivanski
    01-14

    Visualizações: 145
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1900
  • UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA COM GÊNEROS TEXTUAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA

    Yasmim Fagundes Centeno, Naiara Souza da Silva
    01-18

    Visualizações: 76
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1898
  • ITAIPU TRATADO 50 ANOS

    Maria de Fatima Bento Ribeiro, José Carlos dos Santos
    01-18

    Visualizações: 117
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1896
  • GUIA PARA INICIANTES PEDAGOGIAS CULTURAIS E O AMOR NO ADOTE UM CARA

    Nicoli Peroza Ramos
    01-14

    Visualizações: 313
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1895
  • OS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EPT

    Ingrid Simoes Gross, Adriana Duarte Leon
    01-13

    Visualizações: 153
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1890
  • MUSEUS DE CIÊNCIAS E FORMAÇÃO DE COLEÇÕES CIENTÍFICAS: DE ALEXANDRIA AO SÉCULO XIX

    Anna Claudia Amaral Juliace, Flávia Braga Araújo da Siulva, Camila Silveira da Silva
    01-19

    Visualizações: 76
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1889
  • EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE REFLEXÕES SOBRE ACOLHIMENTO LGBTQIA+ EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO SUL GLOBAL

    Lucía Silveira Alda, Vilmar do Nascimento Rocha, Vinícius Barcellos Vieira Silveira
    01-18

    Visualizações: 150
    DOI: https://doi.org/10.56579/rei.v7i3.1885
Ver Todas as Edições