CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NO BRASIL:

COMO SE UTILIZAR DA MEMÓRIA E DA HISTÓRIA ORAL

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Autores

  • Rita de Cássia Grecco dos Santos Universidade Federal do Rio Grande https://orcid.org/0000-0002-6340-0920
  • Thays Rodrigues Santos Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.56579/verum.v2i3.621

Palavras-chave:

Ensino de História, Memória, História Oral, Lei nº 10.639, Formação de Professores

Resumo

O presente artigo apresenta os possíveis caminhos que o Ensino de História deve seguir para abordar de modo crítico as questões étnico-raciais, visto que, por muitas décadas e ainda nos dias atuais, os conteúdos trabalhados nas salas de aula pelo país ainda abordam o negro, sobretudo, a partir da escravização. A leitura criteriosa, seguida da análise de obras como “Casa Grande e Senzala” de Gilberto Freyre, da Lei nº 10.639/2003, das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, além de outros autores que tratam das questões relativas ao Ensino da história e cultura afro-brasileiras embasa os pontos discutidos neste artigo, que visa apontar alguns dos principais problemas enfrentados quanto a obrigatoriedade de trabalhar não só as questões raciais, mas principalmente, questionar o status quo, além de promover o desenvolvimento do senso crítico dos estudantes, colaborando para o fortalecimento da presença negra na identidade brasileira e, consequentemente, na diminuição do racismo estrutural que assola nossa sociedade.

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Biografia do Autor

Rita de Cássia Grecco dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande

Dra. em Educação, Socióloga e Pedagoga, Professora Associada no Instituto de Educação da Universidade Federal do Rio Grande - IE/FURG e Professora no Programa de Pós-Graduação em História - PPGH-ICHI/FURG, na Linha de Pesquisa Pesquisa e Vivências de Ensino-aprendizagem. Atua como docente nas modalidades presencial e a distância e na Pós-Graduação Stricto Sensu - nas Licenciaturas em Pedagogia e Geografia presenciais; na modalidade a distância, atua ou já atuou nas Licenciaturas em Pedagogia, História e Física e no Bacharelado em Biblioteconomia. Foi docente e gestora na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio), e docente na Educação Profissional de níveis Técnico e Tecnológico. Coordena o Curso de Pedagogia a Distância do Sistema Universidade Aberta do Brasil na FURG, é membro do Conselho Universitário - CONSUN, da Comissão Própria de Avaliação - CPA / FURG e membro Presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD / FURG. É integrante dos Grupos de Pesquisa EDUCAMEMÓRIA Educação e Memória da FURG e Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais da UFPEL. Membro da Rede de Investigação Ação Participativa e Educação Popular em Universidades Públicas/RIAPEP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, história da educação, educação superior, ensino de história, memória e educação a distância.

Thays Rodrigues Santos, Universidade Federal do Rio Grande

Mestre em História pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande - FURG - PPGH/FURG. Licenciada em História e Especialista em História, política, cultura e sociedade do RS pela FURG. Professora de História nos Anos Finais do Ensino Fundamental no município do Rio Grande /RS.

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Publicado

2023-06-29

Como Citar

Grecco dos Santos, R. de C., & Rodrigues Santos, T. (2023). CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NO BRASIL:: COMO SE UTILIZAR DA MEMÓRIA E DA HISTÓRIA ORAL. VERUM: Revista De Iniciação Científica, 2(3), 38–48. https://doi.org/10.56579/verum.v2i3.621