A CONSCIENTIZAÇÃO E LIBERTAÇÃO COMO PRÁTICAS DE HUMANIZAÇÃO EM TEMPOS DE NEOCONSERVADORISMO

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.706

Palavras-chave:

Conscientização; Educação; Neoconservadorismo.

Resumo

O presente estudo apresenta uma reflexão crítica sobre a herança dos retrocessos na educação brasileira ocorrida nos últimos anos e que ainda resiste sob a forma de um contexto neoconservador que se instaurou no país. Busca dialogar com a dimensão do trabalho educativo, mediante a relação dialética (contradição) entre opressores e oprimidos, tendo na práxis uma ação que vise a superação dessas contradições. O estudo utilizou-se de uma abordagem com natureza bibliográfica exploratória, tendo como embasamentos metodológicos Gil (2002) e Evangelista (2012), e por base teórica Freire, (1991;1996;2005), Frigotto (2016) e Mészáros (2008). A partir da constatação da herança de retrocessos na educação e diante de argumentos de negativas da importância das políticas públicas afirmativas, torna-se necessário atuar com os conceitos de libertação e conscientização na perspectiva da educação popular. A articulação teórico-prática percebida pela consolidação de movimentos sociais na luta por direitos sonegados, bem como o necessário posicionamento da escola por uma educação que vise a autonomia, são pontos que emergem do estudo. Contudo, a herança imaterial deixada pelo bolsonarismo, ainda se expressa na atualidade, o que demandará uma práxis junto a alunos, professores e comunidade escolar da atual geração no combate ao que estamos vivenciando hoje diante de práticas de manipulação que promovem a intolerância e o ódio.

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Biografia do Autor

Valter Marciano dos Santos Chereta, Universidade FEEVALE

Pedagogo pela Universidade.

Ismael Martins Boeira, Universidade Feevale

 Pedagogo e Mestrando em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade FEEVALE.

Ananda Nasai Machado de Oliveira, Universidade Feevale

Mestra em Psicologia pela Universidade Feevale. 

Dinora Tereza Zucchetti, Universidade Feevale

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale.

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

Chereta, V. M. dos S., Martins Boeira, I., Oliveira, A. N. M. de, & Zucchetti, D. T. (2023). A CONSCIENTIZAÇÃO E LIBERTAÇÃO COMO PRÁTICAS DE HUMANIZAÇÃO EM TEMPOS DE NEOCONSERVADORISMO. Revista De Estudos Interdisciplinares , 5(4), 229–246. https://doi.org/10.56579/rei.v5i4.706

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