A EAD E A FORMAÇÃO DE TECNÓLOGOS: A RELAÇÃO TEÓRICO- PROFISSIONAL EM DEBATE

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Autores

Palavras-chave:

Educação, EAD, Ensino Superior, Tecnologia, Profissão

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a relação teórico-profissional estabelecida nos Cursos Superiores de Tecnologia, vivenciados em IES Privada. Entre os objetivos específicos destacam-se: avaliar a presença da EaD no cenário brasileiro; analisar as políticas educacionais mais recentes voltadas para a formação de Tecnólogos; apresentar propostas de relação teórico-profissional vivenciadas em Cursos Superiores de Tecnologia, diferenciais na formação dos egressos. A pergunta de pesquisa foi assentada da seguinte forma: a relação teoria e prática é um dos elementos centrais em termos de atração do público estudantil e de profissionais para Cursos Superiores de Tecnologia? A pesquisa documental e bibliográfica são os principais aportes metodológicos, combinados com a experiência profissional de Coordenação e Tutoria de Cursos Superiores de Tecnologia em IES privada. Entre os Autores trazidos ao debate destaca-se Lopes e Faria (2013), Gomes (2013), Hass, Neves e Stander (2019), entre outros. Ao final verifica-se que a presença da EaD se consolida na educação brasileira, como um instrumento de democratização do acesso ao ensino superior, principalmente para as classes sociais menos favorecidas que, por sua vez, conectam sua realidade pessoal e profissional diretamente ao Curso Superior que almejam realizar.

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Biografia do Autor

Gerson Luiz Buczenko, Centro Universitário Internacional Uninter

Docente no Centro Universitário Internacional Uninter.

Tatiana Helma Wagner, Centro Universitário Internacional Uninter

Atividades realizadas na Uninter: Experiência em Tutoria/Docente do Curso de Tecnologia em Gestão em Segurança Privada e Curso de Tecnologia em Segurança Pública na UNINTER, desde 2016, gerenciando a plataforma AVA-Univirtus com a abertura das salas virtuais com os devidos materiais (videoaulas, link dos livros, fóruns, artigos, slides e outros materiais), aula interativa ao vivo, mediar as mensagens dos alunos e auxiliar no esclarecimentos de dúvidas, além de orientação quanto aos estudos, gravação de vídeoaulas e outra atividades próprias da tutoria, atualmente como professora regente das disciplinas de:Gestão da Segurança Empresarial; Proteção de Executivos e Autoridades; Segurança Pública e Trânsito. Professora autora de Pós Graduação nas disciplinas de Gestão de Escola de Formação de Vigilantes e de Gestão de Negócio em Segurança Privada com gravação das aulas e produção de material escrito. Professora autora no Curso de Extensão de Gestão de Escola de Formação de Vigilantes. 

Valdilson Aparecido Lopes, Centro Universitário Internacional Uninter

Mestre Profissional em Educação e Novas Tecnologias (UNINTER) pesquisador ORCID 0000-0001-9060-5502 do grupo de pesquisa PROJETO: DOCÊNCIA E APRENDIZAGEM PARA O ENSINO HÍBRIDO E EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, desenvolveu a dissertação em Gestão do Trânsito e Mobilidade Urbana, PROFESSOR RESPONSÁVEL: Dra. Siderly do Carmo Dahle de Almeida. Autor da obra Educação para o trânsito e a prevenção de acidentes ISBN 9786555176872. Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (2012), Especialização em formação de tutores e orientadores acadêmicos em EAD (UNINTER), Psicopedagogia Clínica e Institucional 2017 (UNINTER). Graduado e Licenciado em História 2020. Formação no curso de Instrutor de Trânsito na qualidade de teórico Técnico pelo CEFET- PR em 2002, especialização em Diretor Geral pelo SIENTT - PR. Tem experiência na área de orientação e tutoria no ensino a distância em cursos de Pós-graduação, atuou como Coordenador Pedagógico de Polo UNINTER durante 05 anos. Atualmente é professor do curso de Graduação em Gestão do Trânsito e Mobilidade Urbana (UNINTER), professor/ tutor do Curso de Tecnologia em Investigação Profissional (Detetive Particular) (UNINTER), professor /tutor do Curso de Segurança e Defesa Cibernética. Professor visitante na Universidade do Trânsito (Formação de Instrutor de Trânsito, Diretor de Ensino e Geral). Observador Certificado pelo observatório Nacional de Segurança Viária, também empresário na área educacional de trânsito, CENTRO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES, onde desempenha as atividades desde 2002 voltadas para Educação e novas Tecnologias.

Referências

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Publicado

2022-10-21

Como Citar

Buczenko, G. L., Wagner, T. H., & Lopes, V. A. (2022). A EAD E A FORMAÇÃO DE TECNÓLOGOS: A RELAÇÃO TEÓRICO- PROFISSIONAL EM DEBATE. Revista De Estudos Interdisciplinares , 4(2), 66–80. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/revistadeestudosinterdisciplinar/article/view/334

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